Rafael Matta vence a Classic 500 2023

Rafael Matta vence a Classic 500 2023

Chegamos à sexta edição do evento especial da Virtual Challenge em novo formato. Com o Lotus 79 e tanque reduzido, os pilotos participaram as 500 milhas no clássico oval de Indianapolis, palco que na Virtual Challenge nunca teve um vencedor repetido.

Já na classificação Leandro Pinheiro garantiu a pole position, seguido de Carlos Guimarães, John Silva, Paulo Vinicius, Raphael Santos Freire, Rafael Matta, Silvio Sanches, Rodrigo Munhoz, Jairo Maragato e Lino Palladino fechando o Top 10.

John Silva fechou a primeira volta na liderança, trazendo o Carlos Guimarães e Raphael Santos Freire com ele, deixando o pole position em P4.

A primeira amarela surgiu na volta 5 envolvendo 5 carros quando Luiz Felipe Nardi tentou ultrapassar Jairo Maragato.

Na relargada, Raphael Santos Freire assumiu a liderança por fora do John Silva na Curva 2. Mas na volta 11, nova bandeira amarela em uma batida isolada do Richard Max.

A segunda relargada foi tranquila e o grid começou a se posicionar pensando nas estratégias. Porém o pelotão liderado por Matheus Florentino foi perdendo terreno, forçando Victor Del Porto, Allan Moreira e Carlos Guimarães a forçar o ritmo para não perder o contato com os líderes.

Na volta 31, Rafael Matta e John Silva fizeram um 3wide para contestar a ponta, com vantagem para o Rafael Matta. Então Raphael Santos Freire aproveitou para fazer sua parada.

Logo depois, Rodrigo Munhoz apareceu contestando a ponta por alguns instantes quando na saída da Curva 1 ele rodou sozinho e acionou mais uma bandeira amarela.

Leandro Pinheiro se envolveu em um acidente na volta 41, acionando mais uma vez a bandeira amarela. Ele bateu no muro na saída da curva, voltando desacelerado na frente de Rafael Fuzaro.

Na volta 65, Raphael Santos Freire abriu mais uma janela de pit. No retorno, Rafael Matta ficou na ponta, enquanto Paulo Vinicius, Silvio Sanchez, Lino Palladino e Victor Del Porto, em outra janela de paradas, conseguiram superar Raphael Santos Freire. Ainda assim, andando sozinho, Rafael Matta conseguiu manter a diferença para o pelotão mesmo andando sozinho.

Mas na volta 91, um acidente forte entre Florentino e Guimarães providenciou mais uma intervenção do Pace Car para agrupar novavmente todos os pilotos.

Na relargada, novos nomes apareceram na frente, dessa vez liderados por Silvio Sanchez. Mas Raphael Santos Freire voltou para a disputa e logo contestou novamente a liderança.

Em torno da volta 120, Rodrigo Munhoz partiu para o ataque e passou a liderar o pelotão com os 9 carros restantes no grid. Na volta 127, praticamente todos os pilotos pararam juntos, exceto Rafael Matta, John Silva e Victor Del Porto, que pararam na volta seguinte.

Com o pessoal já se preparando para reagrupar, Ricardo Ruy bateu sozinho e acionou mais uma vez o Pace Car.

Na relargada na volta 132, Silvio Sanchez e Rafael Matta não pararam e lideraram o pelotão, abrindo mais de 2 segundos em 2 voltas. Assim, passamos a ter duas estratégias claras.

Na volta 150, Allan Moreira abandonou a estratégia de economia e fez sua parada para tentar algo diferente na fase final da prova. E algumas voltas depois, Silvio Sanchez, que estava na estratégia agressiva, rodou sozinho e prejudicou todo seu esforço.

Na volta 156, Rafael Matta fez sua parada, retornando em P7 20 segundos atrás do pelotão liderado por Lino Palladino.

A partir da volta 160, alguns pilotos começaram a fazer suas paradas, com a janela se encerrando na volta 164, quando o Rafael Matta reassumiu a liderança com mais de 4 segundos de vantagem sobre Silvio Sanchez.

Na volta 186, Rafael Matta fez a última parada para reagir ao terreno ganho pelos adversários e retornou 4 segundos à frente do Raphael Santos Freire.

Restando 10 voltas para o final, Rafael Matta tinha mais de 5 segundos de vantagem sobre Silvio Sanches e John Silva.

E faltando 5 voltas para o fim, Allan Moreira perdeu o controle do carro e coletou Raphael Santos Freire, aumentando a emoção no final da prova com uma relargada na volta 199.

Na relargada, Silvio Sanchez fez o ataque a assumiu a liderança. Na volta final, Rafael Matta deu o trocou e trouxe com ele Rodrigo Munhoz. Na chegada, Rafael Matta levou a melhor, com Rodrigo Munhoz em P2, Silvio Sanchez em P3 e Paulo Vinicius fechando em P4, todos estes separados por meros 0,085 segundo.

Uma chegada espetacular como Indianapolis merece!

Resultado Provisório

#NomeStartGapLeadF. LapLapsIncvRatingPontosOut
1Rafael Matta #966-00.0008446.8672000+5760Running
2Rodrigo Munhoz #3118-00.018946.4942004+7759Running
3Silvio Roberto Sanchez #477-00.0442047.0522002+3858Running
4Paulo Vinicius #1424-00.085446.7002000+2057Running
5Lino Palladino #2910-04.247747.1402000+4256Running
6John Silva #173-04.7121047.12320010+3155Running
7Victor Del Porto #2720-36.314747.1242004-754Running
8Raphael Santos Freire #65-5 L5247.5881954-153Running
9Allan Moreira #2119-6 L147.3901948+852Running
10Kleber Bottaro Moura #14423-8 L047.2991920+2351Running
11Ricardo Ruy #99915-72 L047.5531282+2150Running
12Matheus Florentino #3217-109 L047.346915+1749Disconnected
13Carlos Guimaraes #3002-110 L047.631904+248Disconnected
14Leandro S. Silva #5116-127 L047.335733+1747Running
15Rafael Rodrigues5 #8021-129 L647.625710046Disconnected
16Cesar Cabral #7013-151 L047.633494-645Disconnected
17Leandro C Pinheiro #351-159 L047.851414-1244Disconnected
18Rafael Fuzaro2 #07918-160 L047.721406-1843Disconnected
19Allan Botelho #7914-189 L048.070114-5442Disconnected
20Richard Max #422-194 L048.45567-1841Disconnected
21Luiz Felipe Nardi #37812-195 L048.15254-3640Disconnected
22Jairo Maragato #59-196 L048.19044-4439Disconnected
23Romar Arns #2511-196 L048.14344-8038Disconnected

Reveja a corrida