Começou a maior edição das 500 Milhas de Indianápolis do automobilismo virtual
Na noite desta segunda-feira (13), começam as emoções da eSports Indy 500, evento oficial da Fórmula Indy no Brasil, que reproduz as emoções das 500 Milhas de Indianápolis no automobilismo virtual, utilizando simulador iRacing, o mais usado pelos pilotos profissionais. Esta é a terceira edição que a Virtual Challenge é escolhida como operadora do evento pela categoria.,
Mas a história da eSports Indy 500 vem antes da parceria com a Fórmula Indy. O início foi em 2018, ainda quando nos chamávamos, Racing 4 Fun, quando a primeira edição foi realizada, vencida por Victor del Porto. Com isso, em 2024, completamos sete edições do evento, que busca replicar na íntegra a experiência das 500 Milhas de Indianápolis, que é única no calendário do automobilismo mundial.
“Sabemos que é uma prova lendária, que o comichão é por fazermos várias corridas dessas, mas, assim, o evento deixa de ser especial. O intuito é fazer a prova ser única, desde a primeira atividade em pista, passando pela dificuldade em se preparar e se classificar. Tenho convicção que todos que fizerem seus tempos vão estar orgulhosos pela busca em fazer parte dessa corrida de automobilismo virtual, assim como os 33 que estarão no grid, no dia 25 de maio, vão se sentir especiais. Tudo isso sem contar o troféu, sempre muito especial, para o vencedor”, declarou Rodrigo Munhoz, sócio-fundador da Virtual Challenge.
Desde então, nunca um vencedor conseguiu repetir a vitória. Em 2019, Jeff Giassi ganhou, com Romar Arns no ano seguinte — ambas provas transmitidas pelo Bandsports, sendo a última com compacto de duas horas na TV. Já em parceria com a Fórmula Indy, Paulo Vinicius, o PV, e Adriano Pinheiro, levaram em 2021 e 2022. Em 2023, com o imbróglio entre Indy e iRacing, reproduzimos uma versão clássica da prova, com a Lotus 79, vencida por Rafael Matta.
Para 2024, a classificação volta ao formato que foi em 2021 e 2022: uma semana para os pilotos registrarem os tempos, com duas tentativas diárias entre 13 e 17 de maio, às 21h e 22h, no horário de Brasília. Como o número de pilotos inscritos já superou 80 e o limite do servidor é 62, já existem dois leagues para que todos possam fazer as tentativas.
Após isso, os 12 primeiros se classificação ao Pole Day, enquanto a formação do grid é definida entre o 13º e 30º. Os demais vão ao Bump Day. Tanto o Bump Day quanto o pole day será feito no sábado, dia 18, com transmissão no YouTube da Fórmula Indy.
“Todas as atividades terão ampla cobertura das redes sociais da Fórmula Indy, o que vai ajudar o automobilismo virtual a expandir terreno. Fura a nossa bolha, como gostamos de dizer. É uma forma de mostrar a modalidade a mais pessoas, o que vai atrair mais relevância ao AV, além de mais interessados, sejam participantes ou empresas”, disse Daniel Balsa, sócio da Virtual Challenge.
Depois que o grid estiver formado, no dia 25 de maio, a partir das 13h, teremos a largada para as 500 Milhas de Indianápolis virtual — a eSports Indy 500. O evento de automobilismo virtual será transmitido no YouTube da Fórmula Indy. Até lá, alguma surpresa pode surgir.