Automobilismo Virtual: Virtual Challenge fecha parceria e Grande Prêmio exibe GT Clash
O GRANDE PRÊMIO vai exibir o GT Clash Championship, um campeonato de automobilismo virtual com os carros GT3 no simulador iRacing. Esta é uma parceria com a Virtual Challenge eSports, organizadora e promotora do evento que reunirá os principais pilotos brasileiros da categoria.
O GT Clash Championship terá seis etapas quinzenais, sempre às terças-feiras, com início da transmissão no canal do YouTube do GRANDE PRÊMIO a partir das 20h30 [de Brasília, -3 GMT]. A estreia é nesta terça-feira (24), com a etapa no tradicional autódromo de Monza.
O campeonato é dividido em três categorias: PRO, AM e Rookie. A divisão das duas primeiras é baseada no nível dos competidores, enquanto a categoria Rookie é para os pilotos que estreiam na competição. Essa divisão promove mais equilíbrio entre as disputas, que estarão espalhadas por todo o grid, com embates por três vitórias por bateria.
Inscreva-se aqui para o GT Clash Championship: últimas vagas
Nomes consagrados como Wendel Parra, Neto Nascimento, Daniel Modolon, Victor Veloso, Paulo Godoi e Fabio Zamperlini já confirmaram presença, bem como as equipes CND, Bengutan, Aclat, Full Throttle, Razzo Gear, BROT, Duck Hawk, Snow Schatten, Mike Racing e Brazilian Speedstar terão competidores na pista. Piloto da Turismo Nacional, Pedro Bürger está na lista de inscritos.
Cada etapa terá duas baterias. Após uma classificação de 10 minutos, os pilotos largarão para uma corrida de 20 minutos. A prova principal da noite ocorre em seguida, com 40 minutos de duração e a inversão dos dez primeiros do grid. Esse formato agradou na última temporada e foi mantido.
Na primeira bateria, o vencedor recebe 24 pontos, sendo 20 ao segundo e 18 ao terceiro. A partir daí, até o 20º lugar, um ponto é subtraído por posição. Na corrida que encerra a noite, 30 pontos são distribuídos ao vencedor, 26 ao segundo, 22 ao terceiro, 19 ao quarto, 17 ao quinto e 15 ao sexto. Depois, um ponto a menos para cada colocação até o 20º. Após o 20º lugar, todo piloto marca um ponto, independentemente da bateria.
Com setup aberto — cada piloto é responsável pelo acerto do carro —, após Monza, os pilotos disputarão as etapas de Indianápolis [8/10], Interlagos [22/10], Red Bull Ring [05/11], Fuji [19/11] e a final em Laguna Seca [03/12].
A competição premiará os três primeiros colocados das categorias PRO e AM, além do melhor Rookie e a dupla da equipe que somar mais pontos.
“Transmitir o GT Clash Championship no GRANDE PRÊMIO é um marco para o automobilismo virtual como um todo. É a modalidade sendo apresentada à maior mídia de automobilismo da América Latina. Vamos falar diretamente com fãs que, certamente, se apaixonarão pelo AV”, declarou Rodrigo Munhoz, sócio-fundador da Virtual Challenge eSports.
A primeira etapa do GT Clash Championship está marcada para esta terça-feira (24), a partir das 20h30 [de Brasília, -3 GMT], com transmissão do GRANDE PRÊMIO.