Automobilismo Virtual: Miranda e Rodrigues dominam GT3 em Suzuka
Victor Miranda [Delinte eSports by TK] e Rafael Rodrigues [Team Byron] foram os grandes vencedores do GP de Suzuka, que abriu a temporada da GT3 Cup, campeonato de automobilismo virtual com Ferrari, Mercedes, BMW, Audi, Porsche e Lamborghini no simulador iRacing e organizado pela Virtual Challenge. Ambos pilotos levaram as duas baterias da noite, sendo que Miranda conquistou na categoria Pro e Rodrigues na AM.
A chuva foi outro ingrediente da noite marcante no automobilismo virtual. Em alguns momentos mais forte, em outros ela até cessou, mas o fato é que a pista japonesa não deixou de estar molhada, o que representou um desafio a mais para o qualificado grid — alguns incidentes, mas nada mais absurdo, nem mesmo quando a visibilidade estava muito prejudicada.
Na primeira bateria, Victor Miranda teve bastante trabalho com Wendel Parra [Aclat]. Ambos, durante a disputa, acabaram errando em algum momento, o que beneficiou Miranda, visto que seu concorrente perdeu mais tempo que ele. O caminho ficou aberto para o piloto da Delinte eSports by TK vencer a corrida de 40 minutos de duração.
A segunda colocação ficou Diego Freitas [Aclat], que teve um duelo feroz para segurar Fabio Zamperlini [DHR] ao longo de praticamente toda a corrida de abertura do novo campeonato de automobilismo virtual. Parra se recuperou e conseguiu finalizar na quarta posição, à frente de seu companheiro Léo Simas.
Largando junto da categoria Pro, Rafael Rodrigues largou no fundo do pelotão, na 22ª colocação. Conseguiu fazer uma bateria sem erros, ganhando algumas posições na pista, mas contando com erros de seus concorrentes. Com isso, chegou na sétima posição geral e levou a vitória na categoria AM, à frente de Max Silva e Alen Modesto, nono e 10º entre todos, mas segundo e terceiro na disputa AM.
Miranda e Rodrigues repetem vitória
Com o grid invertido, Miranda largou na 10ª colocação na bateria 2. Uma boa largada o ajudou a escalar algumas posições na prova mais curta da noite — 20 minutos de muita emoção de automobilismo virtual. Deixando alguns concorrentes para trás, conseguiu desenvolver velocidade nas nove voltas de corridas para atacar no final e superar Zamperlini pela primeira colocação e fazer barba, cabelo e bigode na noite, afinal, foi pole e venceu as duas baterias.
Zamperlini teve muito trabalho no final para segurar Parra, mas conseguiu fechar na segunda colocação, deixando o piloto da Aclat em terceiro. Estes três primeiros pilotos abriram muito bem o campeonato, alcançando dois Top-4 nas duas primeiras baterias.
Léo Simas repetiu o Top-5 da corrida inicial ao cruzar em quarto no encerramento da noite em Suzuka, finalizando à frente de Higo Oliveira [Delta Racing].
Rafael Rodrigues repetiu o sétimo lugar, mas, dessa vez, foi diferente. Largou na quarta colocação, fugiu das confusões, e contou com alguns erros para concluir mais um Top-10 e outra vitória na categoria AM. Logo atrás cruzou Alex Villela, o oitavo no geral. Rapha Skarnulis, em 12º, completou o pódio da AM.
A próxima etapa da GT3 Cup está marcada para o dia 2 de abril e será na pista portuguesa do Algarve, novidade no simulador iRacing.