19 de janeiro de 2021

Virtual Challenge eSports

O seu desafio no Automobilismo Virtual é aqui!

Regulamento – eSports Endurance Bandsports

1 – Introdução
Seja bem-vindo ao eSports Endurance Bandsports, um campeonato multiclasses e com oito etapas organizado pela Virtual Challenge e-Sports e transmitido nas redes sociais do Bandsports. O simulador utilizado será o iRacing, com inscrições abertas a todos os pilotos e equipes ativos no simulador. Mínimo de 25 carros inscritos para termos uma premiação superior a de R$ 5.000,00!

2 – Respeito às Regras

Para um bom campeonato o conhecimento e respeito às regras é de fundamental importância. É dever do participante saber as regras do simulador e respeitá-las, bem como as regras específicas da organização desse campeonato. Abaixo segue as regras em linhas gerais. Qualquer item desse regulamento poderá sofrer ajuste e a informação será divulgado aos inscritos via Briefing da etapa ou via e-mail de inscrição.

3 – Configuração de servidor

3.1 – Os servidores serão configurados com as configurações descritas ao longo desse documento e todas as regras impostas pelo simulador.

3.2 – O próprio simulador tem o seu sistema nativo de punição, como passar em cima de cone, jump start, entrada ou saída irregular do pit e etc. Em nenhuma ocasião, a direção de prova irá revogar uma punição aplicada pelo simulador. É deve do piloto saber todas as regras nativas do simulador.

4 – Conexão

4.1 – É dever do piloto ter uma boa conexão para participar das corridas no campeonato, pilotos que apresentarem problemas na conexão, como ping alto ou baixa qualidade, serão avisados pela moderação, o mesmo deverá evitar andar perto de outros carros. Se o problema não for resolvido, a moderação irá aplicar de um Stop & Go de 30 segundos. O piloto deverá ir para o pit para tentar solucionar o problema de conexão. Se o piloto voltar e o problema persistir será aplicado a Stop & Go de 120 segundos. Se a conexão estabilizar, o moderador irá enviar uma mensagem ao piloto, dando o sinal verde para ele voltar a disputar posições, caso o contrário, o piloto poderá ser removido a corrida.

4.2 – Caso o servidor apresente problemas ou instabilidades, com vários pilotos piscando ao mesmo tempo, a bandeira amarela irá ser acionada pela direção de prova.

4.3 – Quando a amarela for acionada durante a corrida, os pilotos deverão reduzir a velocidade imediatamente, o piloto que não reduzir a velocidade e causar mais acidentes, irá receber uma punição de Stop & Go de 120 segundos.

4.4 – Após o acidente, os pilotos deverão utilizar a ferramenta Relative, para controla a distância para o carro da frente (manter o carro em uma distância de 0,5 a 1 segundo), os pilotos que não alinharem no pelotão, irão receber uma advertência da moderação, se o problema persistir, irá receber uma punição de Drive Through

4.5- caso o problema no servidor persista, a direção de prova tomará às seguintes medidas
Até 30 minutos de corrida – será aberto um novo servidor e a corrida reiniciada, seguindo o grid de largada definido no qualy anterior;
Entre 31 minutos e a metade da prova – a classificação final será mantida com 50% dos pontos
Após a metade da corrida – a classificação final será mantida com 100% dos pontos

5- Carros e categorias
O campeonato será multiclasses e terá três categorias, com sete carros disponíveis. Confira a listagem abaixo:

Prótotipo – HPD
GT Pro – Ferrari 488 GTE, BMW M8 GTE, Porsche 919 RSR GTE e Ford GT GTE
GT Am – Mercedes GT3 e Audi GT3

OBS: Não é permitido que as equipes troquem de carro ao longo do campeonato.

*Nesse primeiro campeonato, não haverá restrição de iRating por carro/classe.

6- Calendário
O calendário será composto da seguinte maneira:
31 de agosto – 4 Horas de Silverstone – 14h
28 de setembro – 6 do Japão (Suzuka) – 14h
2 de novembro – 6 Horas de São Paulo Warm-up – 14h
7 de dezembro – 8h de Monza – 14h
15 de janeiro – 6h de Austin – 14h
14 de março – 1000 Milhas de Sebring– 14h
25 de abril – 6h de Spa – 14h
6 de junho – 24h de Le Mans – 14h*
*- horário de largada à confirmar

OBS: por questão de ser uma prova no Brasil e mobilizar a comunidade do automobilismo real e virtual, em conversas com o Bandsports, optou-se por fazer duas corridas utilizando Interlagos no campeonato, sendo que a edição que será realizada no dia 25 de janeiro de 2020, aniversário de São Paulo, terá pontuação especial

7 – Formação das equipes
O campeonato será disputado por equipes e, portanto, a classificação será por cada carro;

A cada carro inscrito, um capitão será o responsável  por este carro;

Este capitão vai dar o nome da equipe, escolher o carro e deverá disputar todas as etapas com essas configurações (ex: Ayrton Senna é o capitão do HPD da McLaren HPD 1, portanto ele deverá correr com esse carro e nessa equipe todas as etapas do campeonato); Caso o capitão não possa correr, ele pode nomear um outro piloto em seu lugar, ele só não pode correr em outro time;.

Com exceção do capitão, as equipes poderão alterar suas formações entre as etapas, conforme lhe convir. Como o campeonato é longo, entendemos que existem diversas situações e nuances, as alterações na formação das equipes deixará a competição mais atrativa, mais competitiva e com mais carros no grid;

Cada carro poderá ser formado por duplas ou trios;

Cada pilotos e equipe são responsáveis por se registrar corretamente para a competição – a organização disponibilizará um tutorial em vídeo para que esses problemas não ocorram e a equipe corra desfalcada;

Como criar a equipe: https://www.youtube.com/watch?v=AiZyzwYrSXo

Como entrar no servidor de corrida: https://www.youtube.com/watch?v=qKpOSg0MHSg

Todos os carros deverão seguir o padrão do template disponível para os carros, respeitando às propriedades que são dos campeonatos. Haverá em cada template também uma sinalização de qual categoria o carro fará parte; Lembrando que pode-se ter alterações desses patrocinadores ao longo do campeonato;

8- Restrições Pinturas
Estão proibidos os seguintes tipo de patrocínios e exposição de marcas, seja no carro, macacão ou capacete:
Qualquer veículo de mídia que não for do Grupo Bandeirantes ou parceiro do Virtual Challenge;
Propaganda de cigarro;
Política;
Conteúdo sexual;
Bebidas alcoólicas, medicamentos, grupos farmacêuticos e casas de apostas somente mediante à aprovação;

*IMPORTANTE: ao se inscrever para o campeonato e correr às etapas, as equipes e pilotos estão de acordo que são responsáveis pelo uso das marcas estampadas em seus carros e que a organização – Virtual Challenge e Bandsports – estão eximidas de culpa em caso de uso indevido ou não autorizado destas marcas.

9- Inscrição
A inscrição para o campeonato será de R$ 299 por carro, que dará direito a disputar todas as oito etapas, com transmissão por meio das redes sociais do Bandsports.

As inscrições serão limitadas a 45 carros no campeonato, com a possibilidade de aumentar esse número nas 24 Horas de Le Mans.

OBS: o pagamento das inscrições poderá ser feito via Mercado Pago, com a possibilidade de parcelamento neste modo de compra em até 12x;

10- Premiação
Atingindo o número de 25 inscritos, a premiação para cada categoria ao final do campeonato será a seguinte: 

Campeão – R$ 900,00
Vice-campeão – 450,00
3º lugar – 300,00

Se superarmos o número de 40 inscritos, também haverá troféus para os três primeiros do campeonato.

*poderemos ter prêmios especiais por etapa a ser definido por patrocinadores, sem custo adicional aos inscritos

11 – Qualy

11.1 – Duração: 10 Minutos

11.2 – Cada piloto terá o direito a realizar duas voltas rápidas, dentro do prazo de 10 minutos.

12 –Largada

12.1 – Sempre em fila dupla, a primeira fila só deverá acelerar, quando o sinal de bandeira verde ser acionado. Quem não estiver na primeira fila, esperar o carro da frente acelerar.
12.2 – A distância entre as classes deve ser entre 8 e 10 segundos antes da largada. Deve-se respeitar às distâncias até a linha de chegada;
12.3 – O líder é quem terá o controle para a largada. Ele pode acelerar logo após a saída do Pace Car;

12.4 – Proibido trocar de linha (sair da linha interna e ir para externa ou vice-versa, criar uma terceira linha na parte interna, externa ou no meio iniciando uma ultrapassagem). Punição Drive Through

12.5 – Respeitar a distância máxima de 0.3 para o carro da frente na volta de largada. A direção de prova pode aplicar uma advertência e na reincidência uma punição de Drive Drive Through .


13 – Procedimentos no Pit
13.1 – Entrada e saída por onde o simulador permitir.
13.2 – Os pilotos deverão utilizar a linha do meio ou a externa dentro do pit, entrar para a área do “ghost” apenas 4 pits antes do seu lugar (exclusivamente neste caso, o piloto será advertido pela moderação, se o comportamento se repetir, irá receber a Punição Stop & Go de 30 segundos)

13.3 – Não reduzir a velocidade bruscamente no meio do pit ao perceber que está passando do seu espaço de parar. (Neste caso, se causar acidente e danos para outros carros, irá receber uma Punição de Stop & Go de 30 segundos)

14 – Regras para as corridas

A direção das corridas será ativa e em tempo real. Seguindo às normas previstas abaixo. Em caso de alguma situação não-prevista, eles terão autonomia e bom senso para conduzir a situação da melhor maneira.

Infrações
14.1 Dive-bombing
1º – advertência
2º – Stop and Go de 30s
3º – Stop and Go de 120s

14.2 Pilotagem perigosa
1º – advertência
2º – Stop and Go de 30s
3º – Stop and Go de 120s

14.3 Batida considerada proposital (Payback)
1º – equipe removida da corrida e larga dos pits na prova seguinte;
2º – equipe desclassificada da competição.

14.4 Bloqueio deliberado
1º – advertência
A partir do 2º – Stop and Go de 30s

14.5 Retardatários segurando ou dificultando a ultrapassagem de pilotos com volta à frente
1º – advertência
Drive Thru

14.6 Volta à pista em condição perigosa ou tirar o pé em local inviável após um “slow down” aplicado pelo simulador.
Stop & Go de 15 segundos

14.7 Utilizar os faróis de maneira desnecessária, provocativa ou para efetuar uma ultrapassagem (condição que não inclui os carros que vão dar uma volta nos retardatários):
1ª – advertência
2ª – advertência
3º – Stop and Go de 60s 

14.8 Enviar mensagens no chat ou no áudio do jogo que não sirvam para alertar uma condição de pista:
1ª – advertência
2º – Drive Through
3º – Stop & Go de 120 segundos

14.9 Drive Through: Utilizada nos casos acima relatados

14.10 Stop and Go de 60 segundos: ser considerado culpado por causar um acidente que deixou o adversário com danos leves

14.11 Stop and Go de 120 segundos: ser considerado culpado por causar acidente com danos irreversíveis a terceiros.

14.12 As equipes que tomarem três Stop and Go serão declassificadas.

14.13 Serão desclassificados as equipes que trocarem xingamentos e ofensas no chat do jogo, redes sociais, transmissão ou qualquer meio público. Atitudes consideradas antidesportivas pela direção de prova será passível de desclassificação.

14.14 Equipe que tomar Stop and Go e não pagar em corrida por abandono será penalizado com perda de direito de fazer qualy e largar dos boxes na etapa seguinte. Caso for última etapa, a equipe tomará DQ (0 pontos) da mesma.

14.15 Equipe que tomar dois DQ na temporada será suspensa da etapa seguinte. Se for a última etapa a mesma ficará suspenso da primeira corrida da temporada seguinte.

14.16 Equipe que se desejar abrir protesto fazer através do link abaixo:
https://goo.gl/forms/Jun6X98DjLJmyZWC3

14.17 – O prazo para envio será de 48 Horas após término da etapa. Após esse prazo não será feito análise.

14.18 – A análise da moderação será feita em até 48 horas e respondida por e-mail as equipes envolvidas.

14.19 – Equipe considerada culpada em um acidente, a punição pós corrida mediante protesto incorrerá em perda de direito de fazer qualy e largar dos boxes na etapa seguinte. Caso for última etapa, a equipe tomará DQ (0 pontos) da mesma.

15- Número de incidentes
Cada corrida terá um limite diferente de incidentes permitidos. Após superar esses limites, haverá desclassificação:
Corridas de 4h – 45x
Corridas de 6h – 65x
Corridas de 8h e Mil Milhas de Sebring – 80x
Corridas de 24h – 240x

16- Pontuação

Será considerado o resultado apresentado na página de Results do simulador.

1 Ponto para Pole Position de Cada Classe

Corridas de 4 e 6 horas
1º – 25 pontos
2º -18
3º – 15
4º – 12
5º – 10
6º – 8
7º – 6
8º – 4
9º – 2
10º – 1
0,5 ponto será dado a cada carro após o 10º que completar a corrida, cruzando a linha de chegada

Corridas de 8h e Sebring
1º – 32 pontos
2º – 23
3º – 19
4º – 15
5º – 13
6º – 10
7º – 8
8º – 5
9º – 3
10º – 2
1 ponto para cada carro após o 10º colocado que terminar a corrida, cruzando a linha de chegada.

24 Horas de Le Mans e 6 Horas de SP (25 de Janeiro)
1º – 38 pontos
2º – 27
3º – 23
4º – 18
5º – 15
6º – 12
7º – 9
8º – 6
9º – 3
10º – 2
1 ponto para cada carro após o 10º colocado que terminar a corrida, cruzando a linha de chegada.

17 – Programação prévia das corridas
Horários:
13:00 – Briefing
13:30 – Warm-up
14:00 – Qualify
14:10 – Largada

18 – Configurações Servidor

18.1 Horários de largada no simulador
Silverstone – 1º de setembro, 8h
Suzuka – 6 de outubro, 11h
Interlagos – Warm-Up – 1º de fevereiro, 11h
Monza – 14 de dezembro, 14h
Austin – 23 de fevereiro 2019, 12h
Sebring – 20 de março, 16h
Spa – 2 de maio, 11h
Le Mans – 13 de junho, 15h

18.2 Clima e céus Dinâmicos

18.3 Setup Open

Qualquer alteração será comunicada no site e redes sociais da Virtual Challenge com 15 dias de antecedência no máximo.

Dúvidas e sugestões: contato@vcesports.com.br

Bom divertimento a todos!