26 de janeiro de 2021

Virtual Challenge eSports

O seu desafio no Automobilismo Virtual é aqui!

Regulamento – Indy Bandsports Legends

1 – Introdução
Seja bem-vindo ao Indy Bandsports Legends 2019/2020, um campeonato com os carros IR-18 da Fórmula Indy e com dez etapas organizado pela Virtual Challenge e-Sports e transmitido nas redes sociais do Bandsports. O simulador utilizado será o iRacing, com inscrições abertas a todos os pilotos e equipes ativos no simulador. A premiação será superior a R$ 1.400,00 caso o grid chegue a 33 inscritos!

2 – Respeito às Regras

Para um bom campeonato o conhecimento e respeito às regras é de fundamental importância. É dever do participante saber as regras do simulador e respeitá-las, bem como as regras específicas da organização desse campeonato. Abaixo segue as regras em linhas gerais. Qualquer item desse regulamento poderá sofrer ajuste e a informação será divulgado aos inscritos via Briefing da etapa ou via e-mail de inscrição.

3 – Configuração de servidor

3.1 – Os servidores serão configurados com as configurações descritas ao longo desse documento e todas as regras impostas pelo simulador.

3.2 – O próprio simulador tem o seu sistema nativo de punição, como passar em cima de cone, jump start, entrada ou saída irregular do pit e etc. Em nenhuma ocasião, a direção de prova irá revogar uma punição aplicada pelo simulador. É deve do piloto saber todas as regras nativas do simulador.

4 – Conexão

4.1 – É dever do piloto ter uma boa conexão para participar das corridas no campeonato, pilotos que apresentarem problemas na conexão, como ping alto ou baixa qualidade, serão avisados pela moderação, o mesmo deverá evitar andar perto de outros carros. Se o problema não for resolvido, a moderação irá aplicar de um Stop & Go de 30 segundos. O piloto deverá ir para o pit para tentar solucionar o problema de conexão. Se o piloto voltar e o problema persistir será aplicado a Stop & Go de 120 segundos. Se a conexão estabilizar, o moderador irá enviar uma mensagem ao piloto, dando o sinal verde para ele voltar a disputar posições, caso o contrário, o piloto poderá ser removido a corrida.

4.2 – Caso o servidor apresente problemas ou instabilidades, com vários pilotos piscando ao mesmo tempo, a bandeira amarela irá ser acionada pela direção de prova. 

4.3 – Quando a amarela for acionada durante a corrida, os pilotos deverão reduzir a velocidade imediatamente, o piloto que não reduzir a velocidade e causar mais acidentes, irá receber uma punição de Stop & Go de 120 segundos.

4.4 – Após o acidente, os pilotos deverão utilizar a ferramenta Relative, para controla a distância para o carro da frente (manter o carro em uma distância de 0,5 a 1 segundo), os pilotos que não alinharem no pelotão, irão receber uma advertência da moderação, se o problema persistir, irá receber uma punição de Drive Through

4.5- caso o problema no servidor persista, a direção de prova tomará às seguintes medidas
Até 15% de corrida – será aberto um novo servidor e a corrida reiniciada, seguindo o grid de largada definido no qualy anterior;
Entre 16% e 50% da prova – a classificação final será mantida com 50% dos pontos
Após a metade da corrida – a classificação final será mantida com 100% dos pontos

5- Carros e categorias
O campeonato de Fórmula Indy será disputado em categoria única, com o carro IR-18.

6- Calendário
O calendário será composto da seguinte maneira:
Data – Pista – Voltas – Horário de largada no servidor
17/08 – Pocono 500 – 200 voltas – 14h45
24/08 – Gateway 500 – 248 voltas – 19h45
21/09 – Laguna Seca – 83 voltas – 12h
5/10 – 500 Milhas de Michigan – 250 voltas – 13h
19/10 – Milwalkee 225 – 225 voltas – 13h
16/11 – Watkins Glen International – 59 Voltas –  13h
14/12 – 500 Milhas de Indianápolis – 200 voltas – 11h
18/01 – Texas 600 – 248 voltas – 19h
8/02 – Road América 200 – 50 voltas – 11h30
22/02 – 500 Milhas de Fontana (Auto Club) – 250 voltas – 13h

7- Restrições Pinturas
Estão proibidos os seguintes tipo de patrocínios e exposição de marcas, seja no carro, macacão ou capacete:
Qualquer veículo de mídia que não for do Grupo Bandeirantes ou parceiro do Virtual Challenge;
Propaganda de cigarro;
Política;
Conteúdo sexual;
Bebidas alcoólicas, medicamentos, grupos farmacêuticos e casas de apostas somente mediante à aprovação;

*IMPORTANTE: ao se inscrever para o campeonato e correr às etapas, as equipes e pilotos estão de acordo que são responsáveis pelo uso das marcas estampadas em seus carros e que a organização – Virtual Challenge e Bandsports – estão eximidas de culpa em caso de uso indevido ou não autorizado destas marcas.

8- Inscrição
A inscrição para o campeonato será de R$ 99 por carro, que dará direito a disputar todas as dez etapas, com transmissão por meio das redes sociais do Bandsports. As inscrições serão limitadas a 33 carros no campeonato.

OBS: o pagamento das inscrições poderá ser feito via Mercado Pago, com a possibilidade de parcelamento neste modo de compra em até 12x;

9- Premiação
Atingindo o número de 33 inscritos, a premiação para cada categoria ao final do campeonato será a seguinte: 

Campeão – Troféu + R$ 600,00
Vice-campeão – Troféu + R$ 300,00
3º lugar – Troféu + R$ 150,00

Troféu para o vencedor de cada etapa
Troféu Rei do Oval para o melhor piloto em pontuação em ovais (sem descartes) e que correr pelo menos 8 etapas do campeonato.
Troféu Rei do Road para o melhor piloto em pontuação em Road (sem descartes) que correr pelo menos 8 etapas do campeonato.
Sorteio de um ano de iRacing para os pilotos que correrem pelo menos 9 etapas

*Premiação e sorteios de responsabilidade da Virtual Challenge serão enviados ao término do campeonato

10 – Qualy

10.1 – Duração: 5 minutos para oval e 10 Minutos para road

10.2 – Cada piloto terá o direito a realizar duas voltas rápidas, dentro do prazo.

10.3 – Proibido queima de combustível durante Qualify. Punição de Stop & Go de 120 segundos)

11 –Largada

11.1 – Sempre em fila dupla. Quem não estiver na primeira fila, esperar o carro da frente acelerar.
11.2 – O líder é quem terá o controle para a largada. Ele pode acelerar logo após a saída do Pace Car;
11.3 – Proibido trocar de linha (sair da linha interna e ir para externa ou vice-versa, criar uma terceira linha na parte interna, externa ou no meio iniciando uma ultrapassagem). Punição de Drive Through

11.4 – Respeitar a distância máxima de 0.3 para o carro da frente na volta de largada.  A direção de prova pode aplicar uma advertência e na reincidência uma Punição de Drive Through .

11.5 – Relargada em linha indiana com Retardatários mantendo a posição


12 – Procedimentos no Pit
12.1 – Entrada e saída por onde o simulador permitir.
12.2 – Os pilotos deverão utilizar a linha do meio ou a externa dentro do pit, entrar para a área do “ghost” apenas 4 pits antes do seu lugar (exclusivamente neste caso, o piloto será advertido pela moderação, se o comportamento se repetir, irá receber a  Punição Drive Through )

12.3 – Não reduzir a velocidade bruscamente no meio do pit ao perceber que está passando do seu espaço de parar. (Neste caso, se causar acidente e danos para outros carros, irá receber uma Punição de Stop & Go de 30 segundos)


13 – Regras para as corridas


A direção das corridas será ativa e em tempo real, com Full Course Yellow em ovais e bandeiras amarelas locais em road. Seguindo às normas previstas abaixo. Em caso de alguma situação não-prevista, eles terão autonomia e bom senso para conduzir a situação da melhor maneira.

Infrações
13.1 Dive-bombing
1º – advertência
2º – Stop and Go de 30s
3º – Stop and Go de 120s

13.2 Pilotagem perigosa
1º – advertência
2º – Stop and Go de 30s
3º – Stop and Go de 120s

13.3 Batida considerada proposital (Payback)
1º – Remoção da corrida e larga dos pits na prova seguinte;
2º –  desclassificação da competição.

13.4 Bloqueio deliberado (especialmente para Road)
1º – advertência
A partir do 2º – Stop and Go de 30s

13.5 Retardatários segurando ou dificultando a ultrapassagem de pilotos com volta à frente (especialmente para Road)
1º – advertência
Drive Thru

13.6 Volta à pista em condição perigosa ou tirar o pé em local inviável após um “slow down” aplicado pelo simulador (especialmente para Road)
Stop & Go de 15 segundos

13.7 Enviar mensagens no chat ou no áudio do jogo que não sirvam para alertar uma condição de pista:
1ª – Advertência
2º – Drive Through
3º – Stop & Go de 30 segundos

13.8 Proibido queima de combustível durante bandeira amarela ou em volta de formação.
1ª – Advertência
2º – Drive Through
3º – Stop & Go de 30 segundos

13.9 Stop and Go de 60 segundos: ser considerado culpado por causar um acidente que deixou terceiros com danos leves

13.10 Stop and Go de 120 segundos: ser considerado culpado por causar acidente com danos irreversíveis a terceiros.

13.11 Os pilotos que tomarem três Stop and Go serão desclassificadas.

13.12 Serão desclassificados os pilotos que trocarem xingamentos e ofensas no chat do jogo, redes sociais, transmissão ou qualquer meio público. Atitudes consideradas antidesportivas pela direção de prova será passível de desclassificação.

13.13 Piloto que tomar Stop and Go e não pagar em corrida por abandono será penalizado com perda de direito de fazer qualy e largar dos boxes na etapa seguinte. Caso for última etapa, o piloto tomará DQ (0 pontos) da mesma.

13.14 Piloto que tomar dois DQ na temporada será suspenso da etapa seguinte. Se for a última etapa o mesmo ficará suspenso da primeira corrida da temporada seguinte.

13.15 Piloto que se desejar abrir protesto fazer através do link abaixo:
https://goo.gl/forms/Jun6X98DjLJmyZWC3

13.16 – O prazo para envio será de 24 Horas após término da etapa. Após esse prazo não será feito análise.

13.17 – A análise da moderação será feita em até 48 horas e respondida por e-mail aos pilotos envolvidos.

13.18 – Piloto considerado culpado em um acidente, a punição pós corrida mediante protesto incorrerá em perda de direito de fazer qualy e largar dos boxes na etapa seguinte. Caso for última etapa, o piloto tomará DQ (0 pontos) da mesma.

13.19 – Piloto em pista com velocidade máxima do carro inferior a 95% da velocidade máxima da pista (sem vácuo) deverá parar o carro nos boxes e tentar reparar o mesmo e só voltar se tiver condições de atingir tal velocidade.
1ª – Stop & Go de 30 segundos
2º – Desclassificação

14- Número de incidentes
Cada corrida terá um limite diferente de incidentes permitidos. Após superar esses limites, haverá desclassificação:
Corridas em ovais – 17x
Corridas em Road – 35x

15- Pontuação

Será considerado o resultado apresentado na página de Results do simulador.

1 Ponto para Pole Position
1 Ponto para o piloto que terminar a prova sem incidentes
1 Ponto para o piloto que liderar o maior número de voltas

1º lugar – 50 pontos
2º lugar – 40 pontos
3º lugar – 35 pontos
4º lugar – 32 pontos
5º lugar – 30 pontos
6º lugar – 28 pontos
7º lugar – 26 pontos
8º lugar – 24 pontos
9º lugar – 22 pontos
10º lugar – 20 pontos
11º lugar – 19 pontos
12º lugar – 18 pontos
13º lugar – 17 pontos
14º lugar – 16 pontos
15º lugar – 15 pontos
16º lugar – 14 pontos
17º lugar – 13 pontos
18º lugar – 12 pontos
19º lugar – 11 pontos
20º lugar – 10 pontos
21º lugar – 9 pontos
22º lugar – 8 pontos
23º lugar – 7 pontos
24º lugar – 6 pontos
25º em diante – 5 pontos

Observação: As 500 Milhas de Indianápolis tem pontuação dobrada

16 – Programação prévia das corridas
Horários:
13:00 – Briefing
13:30 – Warm-up
14:00 – Qualify
14:10 – Largada

18 – Configurações Servidor

18.1 Horários de largada no simulador

Pocono – 18/08, às 14h45
Gateway – 24/08, às 19h45
Laguna Seca – 22/09, às 12h
Michigan – 5/10, às 13h
Milwalkee -19/10, às 13h
Watkins Glen Boot – 16/11, às 13h
Indianápolis – 14/12, às 11h 26/05/19, às 11h
Texas – 18/01, às 19h – 18/01/19, às 19h
Road America – 8/02, às 11h30 23/06/2020, às 11h30
Fontana/Auto Club – 22/02, às 13h – 30/08/20, às 13h

18.2 Clima iRacing Default e céu Dinâmico para Ovais , Clima e céu dinâmicos para circuitos mistos

18.3 Setup Open nas pistas de Road e Setup Fixo nos ovais Qualquer alteração será comunicada no site e redes sociais da Virtual Challenge com 15 dias de antecedência no máximo.

Dúvidas e sugestões: contato@vcesports.com.br

Bom divertimento a todos!