Regulamento Virtual Challenge Mazda Cup

1 – Introdução
Seja bem-vindo ao Virtual Challenge Mazda Cup, um campeonato com carro e pistas do pacote básico do iRacing com 6 etapas quinzenais organizado pela Virtual Challenge e-Sports. O simulador utilizado será o iRacing, com inscrições abertas a todos os pilotos e equipes ativos no simulador. Mínimo de 20 carros inscritos.

2 – Respeito às Regras

Para um bom campeonato o conhecimento e respeito às regras é de fundamental importância. É dever do participante saber as regras do simulador e respeitá-las, bem como as regras específicas da organização desse campeonato. Abaixo segue as regras em linhas gerais. Qualquer item desse regulamento poderá sofrer ajuste e a informação será divulgado aos inscritos via Briefing da etapa ou via e-mail de inscrição.

3 – Configuração de servidor

3.1 – Os servidores serão configurados com as configurações descritas ao longo desse documento e todas as regras impostas pelo simulador.

3.2 – O próprio simulador tem o seu sistema nativo de punição, como passar em cima de cone, jump start, entrada ou saída irregular do pit e etc. Em nenhuma ocasião, a direção de prova irá revogar uma punição aplicada pelo simulador. É deve do piloto saber todas as regras nativas do simulador.

4 – Conexão

4.1 – É dever do piloto ter uma boa conexão para participar das corridas no campeonato, pilotos que apresentarem problemas na conexão, como ping alto ou baixa qualidade, serão avisados pela moderação, o mesmo deverá evitar andar perto de outros carros. Se o problema não for resolvido, a moderação irá aplicar de um Stop & Go de 30 segundos. O piloto deverá ir para o pit para tentar solucionar o problema de conexão. Se o piloto voltar e o problema persistir será aplicado a Stop & Go de 120 segundos. Se a conexão estabilizar, o moderador irá enviar uma mensagem ao piloto, dando o sinal verde para ele voltar a disputar posições, caso o contrário, o piloto poderá ser removido a corrida.

4.2 – Caso o servidor apresente problemas ou instabilidades, com vários pilotos piscando ao mesmo tempo, a bandeira amarela irá ser acionada pela direção de prova.

4.3 – Quando a amarela for acionada durante a corrida, os pilotos deverão reduzir a velocidade imediatamente, o piloto que não reduzir a velocidade e causar mais acidentes, irá receber uma punição de Drive Through.

4.4 – Após o acidente, os pilotos deverão utilizar a ferramenta Relative, para controla a distância para o carro da frente (manter o carro em uma distância de 0,5 a 1 segundo), os pilotos que não alinharem no pelotão, irão receber uma advertência da moderação, se o problema persistir, irá receber uma punição de Drive Through.

4.5- caso o problema no servidor persista, a direção de prova tomará às seguintes medidas
Até 15 minutos de corrida – será aberto um novo servidor e a corrida reiniciada, seguindo o grid de largada definido no qualy anterior;
Entre 16 minutos e 30 minutos – a classificação final será mantida com 50% dos pontos
Após 31 minutos – a classificação final será mantida com 100% dos pontos

5- Carro
O campeonato será com o Mazda MX-5 Cup

*Nesse campeonato, não haverá restrição de iRating por carro/classe.

6- Calendário
O calendário será composto da seguinte maneira:
05/09 – Charlotte Roval
19/09 – Lime Rock Full Road Course
03/10 – Okayama Full Course
17/10 – Silverstone International Circuit 2011
31/10 – Tsukuba 2000 Full
14/11 – Laguna Seca Full Course

7 – Inscrição de Equipes
Não haverá prêmio para campeonatos de equipes, os nomes solicitados nas inscrições é puramente para Overlay de transmissão.

8- Restrições Pinturas
Estão proibidos os seguintes tipo de patrocínios e exposição de marcas, seja no carro, macacão ou capacete:
Qualquer veículo de mídia que não for parceiro do Virtual Challenge;
Propaganda de cigarro;
Política;
Conteúdo sexual;
Bebidas alcoólicas, medicamentos, grupos farmacêuticos e casas de apostas somente mediante à aprovação;

*IMPORTANTE: ao se inscrever para o campeonato e correr às etapas, as equipes e pilotos estão de acordo que são responsáveis pelo uso das marcas estampadas em seus carros e que a organização – Virtual Challenge e Bandsports – estão eximidas de culpa em caso de uso indevido ou não autorizado destas marcas.


Todos os carros deverão seguir o padrão do template disponível para os carros, respeitando às propriedades que são dos campeonatos.

Lembrando que pode-se ter alterações desses patrocinadores ao longo do campeonato;


9- Inscrição
A inscrição para o campeonato será de R$ 35 por piloto, que dará direito a disputar todas as seis etapas, com transmissão pelo Youtube do VCeSports.

As inscrições serão limitadas a 40 carros no campeonato.

OBS: o pagamento das inscrições poderá ser feito via Mercado Pago, com a possibilidade de parcelamento neste modo de compra em até 12x;

10- Premiação
Atingindo o número de 20 inscritos, a premiação para cada categoria ao final do campeonato será a seguinte: 

Campeão – Troféu Personalizado
Vice-campeão – Troféu Personalizado
3º lugar – Troféu Personalizado

Sorteio de 3 meses de iRacing entre os pilotos que participarem das 6 etapas.

*poderemos ter prêmios especiais por etapa a ser definido por patrocinadores, sem custo adicional aos inscritos

11 – Qualy

11.1 – Duração: 10 Minutos – individual

11.2 – Cada piloto terá o direito a realizar quaro voltas rápidas, dentro do prazo de 10 minutos.

12 –Largada

12.1 – Largada Parada


13 – Procedimentos no Pit
13.1 – Entrada e saída por onde o simulador permitir.
13.2 – Os pilotos deverão utilizar a linha do meio ou a externa dentro do pit, entrar para a área do “ghost” apenas 4 pits antes do seu lugar (exclusivamente neste caso, o piloto será advertido pela moderação, se o comportamento se repetir, irá receber a Punição Drive Through )

13.3 – Não reduzir a velocidade bruscamente no meio do pit ao perceber que está passando do seu espaço de parar. (Neste caso, se causar acidente e danos para outros carros, irá receber uma Punição de Stop & Go de 30 segundos)

14 – Regras para as corridas

A direção das corridas será ativa e em tempo real. Seguindo às normas previstas abaixo. Em caso de alguma situação não-prevista, eles terão autonomia e bom senso para conduzir a situação da melhor maneira.

Infrações
14.1 Dive-bombing
1º – advertência
2º – Stop and Go de 30s
3º – Stop and Go de 120s

14.2 Pilotagem perigosa
1º – advertência
2º – Stop and Go de 30s
3º – Stop and Go de 120s

14.3 Batida considerada proposital (Payback)
1º – equipe removida da corrida e larga dos pits na prova seguinte;
2º – equipe desclassificada da competição.

14.4 Bloqueio deliberado
1º – advertência
A partir do 2º – Stop and Go de 30s

14.5 Retardatários segurando ou dificultando a ultrapassagem de pilotos com volta à frente
1º – advertência
Drive Thru

14.6 Volta à pista em condição perigosa ou tirar o pé em local inviável após um “slow down” aplicado pelo simulador.
Stop & Go de 15 segundos

14.7 Utilizar os faróis de maneira desnecessária, provocativa ou para efetuar uma ultrapassagem (condição que não inclui os carros que vão dar uma volta nos retardatários):
1ª – advertência
2ª – advertência
3º – Stop and Go de 60s 

14.8 Enviar mensagens no chat ou no áudio do jogo que não sirvam para alertar uma condição de pista:
1ª – advertência
2º – Drive Through
3º – Stop & Go de 120 segundos

14.9 Drive Through: Utilizada nos casos acima relatados

14.10 Stop and Go de 60 segundos: ser considerado culpado por causar um acidente que deixou o adversário com danos leves

14.11 Stop and Go de 120 segundos: ser considerado culpado por causar acidente com danos irreversíveis a terceiros.

14.12 Pilotos que tomarem três Stop and Go serão declassificados.

14.13 Serão desclassificados os pilotos que trocarem xingamentos e ofensas no chat do jogo, redes sociais, transmissão ou qualquer meio público. Atitudes consideradas antidesportivas pela direção de prova será passível de desclassificação.

14.14 Piloto que tomar Stop and Go e não pagar em corrida por abandono será penalizado com perda de direito de fazer qualy e largar dos boxes na etapa seguinte. Caso for última etapa, o piloto tomará DQ (0 pontos) da mesma.

14.15 Piloto que tomar dois DQ na temporada será suspenso da etapa seguinte. Se for a última etapa o mesmo ficará suspenso da primeira corrida da temporada seguinte.

14.16 Piloto que se desejar abrir protesto fazer através do link abaixo:
https://goo.gl/forms/Jun6X98DjLJmyZWC3

14.17 – O prazo para envio será de 48 Horas após término da etapa. Após esse prazo não será feito análise.

14.18 – A análise da moderação será feita em até 48 horas e respondida por e-mail aos pilotos envolvidos.

14.19 – Piloto considerado culpado em um acidente, a punição pós corrida mediante protesto incorrerá em perda de direito de fazer qualy e largar dos boxes na etapa seguinte. Caso for última etapa, o piloto tomará DQ (0 pontos) da mesma. Se o piloto tomar 3 punições pós corrida na mesma etapa receberá DQ da mesma.

15- Número de incidentes
Limite de incidentes permitidos: 17x

16- Pontuação

Será considerado o resultado apresentado na página de Results do simulador.

1 Ponto para Pole Position

1º – 30 pontos
2º – 26
3º – 23
4º – 21
5º – 19
6º – 17
7º – 15
8º – 13
9º – 12
10º – 11
11º – 10
12º – 9
13º – 8
14º – 7
15º – 6
16º – 5
17º – 4
18º – 3
19º – 2
20º – 1

17 – Programação prévia das corridas
Horários:
19:30 – Practice
21:00 – Briefing
21:20 – Qualify
21:30 – Largada

18 – Configurações Servidor

18.1 Horários de largada no simulador: Afternoon

18.2 Clima e céus Dinâmicos

18.3 Setup Open

18.4 Duração de Prova: 1 Hora

18.5 Capacidade Tanque: 50%

Qualquer alteração será comunicada no site e redes sociais da Virtual Challenge com 7 dias de antecedência no máximo.

Dúvidas e sugestões: contato@vcesports.com.br

Bom divertimento a todos!