Alex Montoanelli garante vaga nos Playoffs em Michigan

Alex Montoanelli garante vaga nos Playoffs em Michigan

Chegando na Etapa 23, a expectativa era de muitas disputas e muita estratégia devido ao grande desgaste de pneus, com uma pitada de sorte. Restando poucas etapas para o fim da temporada regular, os pilotos começam a ver as últimas vagas serem preenchidas. Por isso, cada vitória conta bastante.

E já tentando se manterem vivos na disputa, #25 Romar Arns e #11 Alex Montoanelli garantiram a primeira fila, com #28 Lucas Melo e #29 Lino Palladino na segunda fila e #21 Rafael Hubie e #14 Luis Salmaso fechando a terceira fila.

Após a largada, a primeira volta foi bem agitada com várias mudanças de posição tendo #11 Alex Montoanelli na liderança, seguido de #28 Lucas Melo e #29 Lino Palladino na P3 ao fim da primeira volta. Na volta 6, #21 Rafael Hubie contestou a liderança pouco antes que a Bandeira Amarela fosse acionada na volta 7 após enrosco entre #96 Leo Barcelos e #7 Rafa Matta.

Na relargada, tivemos um festival de qualquer-coisa-wide, como salientado na transmissão pelo narrador Andre Moreira, aumentando a expectativa de muitas amarelas. Foi quando #40 Vitor Tonini teve um problema de hardware e gerou um acidente com o #1 Luis Bezerra e o #42 Jr Borborema no final do estágio, que foi vencido por #56 Adriano Pinhiero, que estava no lugar certo na hora certa ao não fazer a parada como os demais.

Mais uma relargada e mais um festival de disputas intensas com os pilotos negociandos os espaços enquanto os líderes #21 Rafael Hubie, #11 Alex Montoanelli e #44 Rodrigo Novaes abriam vantagem.

Aproveitando os pneus novos, #15 Marcos Bicca se conectou aos líderes na volta 34. Mas quem assumiu a liderança foi o #44 Rodrigo Novaes na volta 43 no momento de long run da prova. Algumas voltas depois, #23 Alysson Pereira foi mais um líder na noite. Até que na volta 48, praticamente metade de prova, um incidente envolvendo #9 Lucas Abreu e todos os pilotos aproveitaram para fazer a parada.

Na relargada, #44 Rodrigo Novaes dominou, mas na volta seguinte, #11 Alex Montoanelli partiu para o ataque para contestar a liderança. Por sua vez, contando com o suporte do #21 Rafael Hubie na fila externa, #44 Rodrigo Novaes se manteve na liderança.

Até que na volta 58, um enrosco entre #51 Sam Quadros e #82 Jean Kepler acionou mais uma bandeira amarela. Na relargada, #44 Rodrigo Novaes se destaca, mas a fila externa prevalece e logo #21 Rafael Hubie e #11 Alex Montoanelli embalam e assumem a ponta. Até que voltas depois, #56 Adriano Pinheiro e #14 Luis Salmaso se encontram, chamando mais uma amarela.

Com isso, alguns pilotos aproveitaram para fazer sua parada. Entre eles, #11 Alex Montoanelli, caindo para P18. Nessa recuperação, #11 Alex Montoanelli veio passando todos até se envolver em um incidente com o #13 Rafael Trindade, dando a oportunidade para os demais fazerem sua parada. Destaque para o incidente entre #42 Jr Borborema e #66 Mauricio Oliveira.

Na relargada, #11 Alex Montoanelli puxou o pelotão se destacando do pelotão junto com #21 Rafael Hubie. Até o #56 Adriano Pinheiro se encontrar com #66 Mauricio Oliveira e acionar mais uma amarela. Foi então que o #11 Alex Montoanelli, em janela de pits diferenciada, fez sua parada faltando 15 voltas para o final, deixando #54 Renato Tamburini na liderança.

Entre 3wides e amarelas, a corrida foi ficando truncada a medida que chegava perto do fim. Com isso, #54 Renato Tamburini via suas chances de vitória se aproximando e #11 Alex Montoanelli e #21 Rafael Hubie, ambos na terceira fila na relargada restando 3 voltas para o fim, torciam por uma sequencia de voltas em verde para fazerem valer a juventude dos pneus.

Na relargada, #11 Alex Montoanelli escolheu o lado certo e conseguiu pular para P3 até encontrar #20 JC Nobrega e se envolver em um acidente que trouxe mais uma amarela e uma prorrogação.

Na prorrogação, #54 Renato Tamburini largou bem, mas os pneus mais jovens de #11 Alex Montoanelli fizeram diferença, assumindo a liderança na abertura da bandeira branca. Com isso, ele garantiu a vaga nos Playoffs, com #54 Renato Tamburini na P2 e #21 Rafael Hubie completando o pódio.

Resultado Provisório:

Reveja a Corrida:

Imagens da Corrida (por Marcos Bicca):