Lotema e FRG90 ficam com o título do Endurance Bandsports
A Lotema Racing Team e a FRG90 foram os grandes campeões nas categorias Protótipo e GTE, respectivamente, da segunda temporada do eSports Endurance Bandsports, que teve a final decidida nas 6 horas de Watkins Glen.
Com pontuação dobrada, quase todo o grid entrou na corrida com chance de título. Outros o percentual bem baixo, enquanto alguns dependiam somente deles para ficar com o título. Esse episódio de pontuação dobrada fez com que o enredo da GTE fosse dramático até o fim.
Mas vamos, primeiro, aos protótipos. Em uma corrida em que absolutamente todos os candidatos ao título tiveram problemas, a Lotema, com Wendel Parra e Erick Goldner, foram os primeiros a sofrerem com entreveros juntos da Van Holland.
Logo na largada, os campeões tocaram em Raphael Silva, que correu com Tom Bazley na Van Holland, e tiveram de pagar um drive through logo no início da prova.
Enquanto a Van Holland e a Lotema recuperavam terreno, iniciava, praticamente, um jogo de “resta um” entre os protótipo. Naquela que fora apontada como a pista mais desafiadora da temporada, seja pelos trechos técnicos ou pelos guard-rails próximos, os LMP2 iam ficando pelo caminho – um a um.
Com metade da prova disputada, a Lotema e a Van Holland, por ironia do destino, eram os carros que duelavam pela vitória e pelo título. Mas toda a disputa acabou quando a Van Holland acabou abandonando a disputa após um acidente.
A Lotema, já garantida com a taça, manteve o ritmo forte. Não só queriam a vitória, mas também a volta mais rápida da corrida. Venceram a Taurus Racing com mais de duas voltas de vantagem, colocando três giros sobre os terceiros, da Core Motorsport.
Já na GTE, a FRG90 entrou na corrida como líderes do campeonato, mas tinham o Team Wrongline 4x e a L1 e-Sports TOTB logo atrás e dependendo somente deles. A missão parecia que ficaria fácil após o Team Wrongline nem largar por um queda de conexão e a L1 ter também um problema com a internet logo no início da corrida.
O que eles poderiam não contar era com a performance da Turma do Fundão, que teve Pedro Oliveira em jornada solo, e a YouRaceBR. Times que ainda não tinham disputado a vitória no campeonato, mas que estavam afiados em Watkins Glen.
Foram mais de quatro horas com esses times duelando. Pedro Oliveira começou na frente e depois foi caçar William Baraviera. A corrida parecia que seria um duelo entre eles, sendo que se a Turma do Fundão vencesse e a FRG90 ficasse fora do pódio – como estava ficando, andando na quarta colocação – seria campeões.
No pitstop de 4h de corrida, Pedro foi para a jornada solo, enquanto Baraviera saiu para entrar Waltencir Jr. Nessa troca, Pedro aproveitou para assumir a liderança e imprimir um ritmo aluciante. Nesse momento, só um lance fora do comum tiraria a vitória da Turma do Fundão.
A Track & Friends também imprimiu um ritmo forte para o fim. Afinal, a vitória daria o título para eles naquelas condições – e até se a FRG90 ganhasse mais um posto.
Liderados pelo campeão da Diecasts & Collectables Truck Series, Felipe Pascoal, eles foram buscar a YouRaceBR. Na disputa, em um lance considerado de corrida pela direção de prova, eles se tocaram. Waltencir, com fair-play, deu a posição para o time aurinegro. Porém, a partir daí, a YouRaceBR começou a ver o pódio ameaçado.
Após um início promissor de Luan Sousa, Gustavo Parreira assumiu o carro e arriscou tudo no final. No último stint, optou por trocar apenas um pneu e não perder tempo na parada. Na pista, começou a tirar muita distância para a YouRaceBr. Estava atrás do pódio que renderia o título para a dupla.
E ele veio. Faltando menos de 15 minutos, assumiram a terceira posição. Ali, era torcer para que essas colocações se mantivessem. Viram a Turma do Fundão celebrar a vitória, a Track & Friends ser segunda e, com o terceiro posto, celebram o título.