17 de junho de 2021

Virtual Challenge eSports

O seu desafio no Automobilismo Virtual é aqui!

Luis Salmaso domina a Milha Monstro e vence da Diecasts & Collectables Truck Series

Ontem tivemos a penúltima etapa da T1 da Diecast and Collectables Truck Series Rookie, a categoria da Virtual Challenge e-Sports que dá chance aos novatos de mostrarem seu valor nos ovais virtuais. A corrida foi no oval de Dover, conhecida como a Monster Mile, ou Milha Monstro, por ser o oval de uma milha mais rápido do mundo.

Suas curvas inclinadas em 24 graus permitem que os pilotos andem e façam ultrapassagens lado a lado, além de permitirem a esses carros velocidades incríveis para um oval curto. Além disso, a tática de pit stops é algo vital para um bom resultado, pois o Monstro, mascote da pista, é conhecido por gostar de comer pneus! Seu piso em concreto, menos aderente que o asfalto e faz o carro escorregar mais, lixando assim a banda de rodagem, somado as altas velocidades atingidas nas curvas, que colocam mais carga nos apoios, acabam por destruir os pneus rapidamente, chegando a perder mais de 2 segundos por volta entre o pneu novo e o que está para ser trocado. Inclusive, a tática de pit stops é definida pelo pneu e não pelo combustível nessa pista.

O começo da prova rolou de forma natural, visto que a pista permite mais de uma linha e diminui as chances de toques mais fortes. Tanto que chegamos a ter mais de 40 voltas sem uma amarela em determinado momento da prova.

O pernambucano JC Nobrega chegou a liderar boa parte da prova, mas o Sobrenatural de Almeida resolveu intervir, colocando uma amarela justo quando fazia seu ultimo pit stop, tirando-o da disputa. Rafael Hubie também sofreu com problemas quando estava na frente, deixando a briga pela liderança.

Quem não quis saber dos problemas dos outros foi Luis Salmaso, que largou de sexto para chegar a vitória. Wellingson de Souza e Fred Fonseca completaram o pódio. Na entrevista após a prova, Salmaso dedicou a vitória ao Cicero Silva, piloto virtual que veio a falecer por consequências da Covid-19. Falou também da importância de torneios como esse, que ajudam a adquirir iRating, pensando principalmente em disputar a P1 Speed Cup Series na próxima temporada.

O campeonato está bastante disputado. Com o abandono do Rafael Hubie, a disputa deve ficar entre Leandro Morissawa e Fred Fonseca. Morissawa tem 8 pontos de vantagem sobre Fonseca, algo que ainda é perfeitamente reversível. Outros ainda tem chances de disputa, mas dependem de resultados muito ruins dos dois primeiros. A próxima etapa, a ultima da Diecast and Collectables Truck Series Rookie, será disputada no dia 1º de junho, no oval de Charlotte, uma pista menos técnica e de mais velocidade final. Um belo palco para este espetáculo de encerramento dessa categoria, que da chances a estreantes e veteranos, em igualdade de condições. Nos vemos lá!