AC7 E-Racing consegue a sua primeira vitória do ano e CND repete o feito em Road America
A segunda etapa do eSports Endurance BandSports, categoria promovida pelo Virtual Challenge que segue o calendário do IMSA no simulador IRacing, ocorreu no último sábado, dia 05 de Agosto. A corrida, que aconteceu no circuito de Road America, teve vitória da AC7 E-Racing na categoria LMDH e da CND Racing na GT3.
Um grid cheio nas duas categorias, com 18 carros na LMDH e 20 carros na GT3, alinhou para os 240 minutos de prova.
Arthur Figueiredo fez a pole na geral e guiou o carro No. 26 da YouRace na ponta durante grande parte da corrida, dividindo o carro com Marcos Eberhardt. A dupla chegou a abrir 12 segundos de diferença em relação ao segundo colocado em parte da prova.
Porém, na primeira fila, largava Luizinho Gonzaga, aos mandos do No. 18 da AC7 E-Racing Team 1. Em ritmo puro, o No. 26 da YouRace não conseguia ser alcançado, portanto, para ter uma chance de vitória, a equipe deveria fazer algo na estratégia.
O No. 26 realizou a sua última parada com 33 minutos para a bandeira quadriculada. Enquanto isso, com um carro mais leve, Luizinho Gonzaga teve a responsabilidade de executar um “overcut” no carro da YouRace.
Quase que a estratégia não funcionou para a AC7 quando, precisando de voltas muito rápidas, Luizinho colidiu com o No. 27 da YouRace, que disputava a vitória na categoria GT3, no Kink. O protótipo foi para a grama, sem danos aparentes, enquanto o GT colidiu contra o muro e abandonou a corrida.
Apesar do entreveiro, o No. 18 conseguiu extender a sua parada em aproximadamente mais 15 minutos e, com esse “nó tático”, assumiu a liderança geral da prova com 12 segundos de vantagem.
Luizinho Gonzaga e a AC7 venceram a sua primeira prova na temporada, se qualificando para a luta pelo título. O pódio foi completado por uma dupla da YouRace: o No. 26 e o No. 29 de Lorenzo Roth e Wendel Parra, vencedores da etapa de Watkins Glen, que vieram da quinta posição para o pódio com grande ritmo no meio da corrida.
A prova na GT3 também foi extremamente disputada. A CND Racing conseguiu a segunda pole na temporada, mas não teve uma prova tão dominante quanto na etapa anterior.
Na primeira hora de prova, o No. 19 da CND Racing trocou a liderança com o No. 23 da Bengutan Racing um par de vezes. No início, o pelotão da frente estava muito compactado e ocorreram muitas trocas de posições.
O já citado No. 27 da YouRace tentou uma estratégia diferente de 3 paradas e assumiu a liderança provisória da prova por algum tempo. Porém, a estratégia não funcionou e, finalmente, a corrida terminaria no muro para a equipe.
Então, a CND Racing conseguiu manter a ponta até o fim, com Daniel Modolon trazendo o BMW para a sua segunda vitória na temporada. A dupla, Modolon e Rodrigo Lisowiski, tem se mostrado a dupla a se bater na categoria, com duas vitórias dominantes.
O No. 23 da Bengutan conseguiu manter a segunda posição até os últimos 20 minutos de prova, quando uma batida com um protótipo causou muitos danos ao carro. Eles ainda conseguiram chegar ao pit, mas foi necessária uma parada muito longa e a equipe terminou apenas na oitava posição, quatro voltas atrás do líder.
Portanto, foram promovidos para o pódio: Marcos Adami, escalando o pelotão com o seu No. 12 da Delta Racing, já que largou da sétima posição, e o No. 6 da Costa Racing, com Alisson Ferreira e Dimas Ometto Junior aos mandos.
A próxima etapa do eSports Endurance BandSports acontecerá no famoso “Brickyard”, no circuito misto de Indianápolis, no dia 16 de Setembro.
REVEJA A CORRIDA AQUI: