Virtual Challenge eSports

O seu desafio no Automobilismo Virtual é aqui!

Adriano Pinheiro faz raro Grand Chelem em Gateway

A última etapa da Indy Challenge, o maior campeonato de Indy virtual do Brasil, que é organizado pela Virtual Challenge eSports e transmitido ao vivo no Youtube do Bandsports, foi no oval de Gateway, dois dias antes da corrida da Indy real. Esse oval de 1,25 milha é um daqueles que quebram a cabeça de quem cuida do setup, pois o fato de ter duas curvas completamente diferentes te força a ter um acerto que não é ideal para nenhuma das duas, sendo o “segredo” deixar o carro mais equilibrado entre o “melhor possível” entre elas.

Nesta corrida, vimos uma situação incomum para os ovais e normal para corridas em mistos, que é o fechamento da linha ideal, permitindo ao carro mais lento formar uma fila atrás dele. Isso acontece porque o oval de Gateway possui duas curvas com inclinações baixas e não progressivas, o que atrapalha a formação de múltiplas linhas e criando apenas uma linha ideal. Assim como nos mistos, isso atrapalha um pouco as tentativas de ultrapassagens, deixando apenas a saída mais embalada como uma opção, usando as retas um tanto quanto longas em se tratando de um oval mais curto.

Quanto a corrida, vimos um verdadeiro show de Adriano Pinheiro, que fez uma corrida “digna de DVD”, conquistando o Grand Chelem, que é a conquista da pole position, da vitória, da melhor volta e a maior parte das voltas lideradas, que neste caso foram todas! Adriano foi seguido por Eric Troyano e Victor Del Porto, que ate conseguiram andar no mesmo ritmo do vencedor, mas não pelo mesmo numero de voltas. Após a vitória, Adriano comentou “Larguei mal e o Plinio (Ferreira) cruzou em primeiro, mas ele acabou errando. Ajudou bastante os longos períodos em verde, que não proporcionou estratégias diferenciadas. O setup que o (Rodrigo) Franzoni desenvolveu estava espetacular, especialmente no começo do stint. Depois me preocupei em economizar combustível”.

A próxima etapa da Indy Challenge será dia 2 de setembro, em Indianapolis, mas no circuito misto. Essa corrida representa a segunda etapa da primeira fase do playoff e, por ser em misto, muita gente pode se salvar, como também pode colocar a temporada toda em xeque. Por isso, promete ser uma prova imprevisível e com alta carga emocional. Então, já reserve a data e a pipoca para acompanhar essa corridaça com a gente.