25 de julho de 2021

Virtual Challenge eSports

O seu desafio no Automobilismo Virtual é aqui!

Pedro e Leist vencem em Snetterton

Na segunda etapa da Livesports GT3, o campeonato de GT3 mais empolgante e disputado do país, os melhores pilotos reais e do AV se degladiaram no circuito de Snetterton, um local bastante conhecido pelos aficionados pelo automobilismo britânico. Seu circuito de 4,8 km é mais travado do que vimos em Hockenhein, o que exigiu uma pilotagem muito técnica e correta, visto que os erros em suas curvas de media e alta velocidade puniam fortemente os pilotos, que as vezes perdiam terreno em pista que não conseguiam mais recuperar.

A 1ª bateria é a mais longa, com uma corrida de 35 minutos, onde o pit stop é obrigatório. Por ser um circuito mais travado, a janela de pits é mais longa do que na primeira etapa. Assim, o tempo de abastecimento é mais curto e, com isso, as chances de uma troca de posições no pit diminuem drasticamente. Ainda assim, vimos um verdadeiro “nó tático” de Pedro de Oliveira, que fez três voltas voadoras antes do pit e garantiu terreno suficiente para garantir a vitória na bateria, a sua primeira na temporada. Pedro foi seguido por Bruno do Carmo e Ralph Benitez completando o pódio. Na entrevista, Pedro comentou que “fazia tempo que não vinha para a cabine de entrevistas. Fazia tempo também que não conseguia imprimir um ritmo rápido e a equipe (Sampsoid Kanaan E-sports) ajudando demais nesse processo. Passei a semana treinando para fazer um bom qualy, por ser uma pista difícil de ultrapassar. E a maneira de evitar de perder posição nessa pista, era através da estratégia. Me aproveitei das brigas atrás, para abrir uma vantagem e aproveitei para economizar combustível, tanto que rodei uma volta a mais que os outros, não sei como.”

A 2ª bateria, de 25 minutos, não exige pit obrigatório e, com um circuito mais travado, a corrida realmente foi em modo Sprint, ou seja, sem estratégias de pits e disputa direta pelo resultado final. Com a inversão dos 10 primeiros, Jackson Resende conseguiu largar na frente, após disputa incrível pela 10ª posição da corrida, vencendo por apenas um milésimo de segundo. Logo na largada, Arthur Leist se colocou na frente e se aproveitou do ritmo mais lento de Jackson, que se defendeu com maestria e conseguiu se manter na 2ª posição. Dessa forma, Arthur, “o rei da 2ª bateria”, conduziu seu carro para vencer pela 2ª vez no campeonato, seguido do Jackson Resende e Raphael de Leo Lima na terceira posição. Sobre a vitória, o piloto da Stock Light comentou que “na primeira prova sofri um toque e precisava estar entre os 10 primeiros, para ter uma chance na 2ª bateria para ter uma chance de vitória, o que aconteceu. Muito feliz de estar aqui correndo, na pausa das minhas corridas reais”.

O campeonato continua bastante disputado e com um dos líderes que ainda não chegou no degrau mais alto do pódio. Arthur Leist e Neto Nascimento lideram a competição com 82 pontos, mas Arthur vence no desempate, pois Neto não tem vitorias ainda. Seguem a estes Ralph Benitez, Bruno do Carmo e Raphael De Leo Lima. A próxima prova será dia 28 de julho, na mítica pista de Spa-Framcorchamps, o circuito que todo fã de verdade do automobilismo sonha em conhecer um dia. As antigas estradas da região da Wallonia vão proporcionar uma corrida inesquecível aos fãs da Livesports GT3 e mal posso esperar por ela.