Regulamento Anual Nascar 2020

1 – Respeito às Regras

Para um bom campeonato o conhecimento e respeito às regras é de fundamental importância. É dever do participante saber as regras do simulador e respeitá-las, bem como as regras específicas da organização desse campeonato. Abaixo segue as regras em linhas gerais. Qualquer item desse regulamento poderá sofrer ajuste e a informação será divulgado aos inscritos via Briefing da etapa ou via e-mail de inscrição. O Piloto ao participar dos nossos campeonatos declara ter ciência e concordar com os termos e condições da VC eSports

2 – Configuração de servidor

2.1 – Os servidores serão configurados com as configurações semelhantes às que são utilizadas nos servidores oficiais da Nascar iRacing Series Open (NIS), incluindo horário de largada, as bandeiras amarelas, relargada em fila dupla, Lucky dog ou freepass e todas as regras impostas pelo simulador.

2.2 – O próprio simulador tem o seu sistema nativo de punição, como passar em cima de cone, jump start, entrada ou saída irregular do pit, ultrapassar na largada ou relargada pela esquerda antes da linha de Start/Finish etc. Em nenhuma ocasião, a direção de prova irá revogar uma punição aplicada pelo simulador. É deve do piloto saber todas as regras nativas do simulador.

2.3 – Clima e Céus dinâmicos

2.4 – Setup Open

2.5 – Horário de largada no simulador sempre igual da NIS. Exceto Duels que irão seguir o horário da prova real.

2.6 –  Limites de incidentes: 17X DQ

2.7 – As corridas terão prorrogação (GWC – Green White Check), com o limite de 3 tentativas.

2.8 – Horários

2.8.1 – Corridas com 2 estágios ( 50% da duração do real)

19:00 – Practice

20:00 – Briefing (piloto que não participar do briefing, não poderá abrir protesto)

21:00 – Qualy

21:05 – Largada

2.8.2 – Corridas com 3 ou 4 estágios (duração completa)

19:05 – Practice

19:30 – Briefing (piloto que não participar do briefing, não poderá abrir protesto)

19:55 – Qualy

20:00 – Largada

3 – Pinturas

3.1 – Proibido o uso de pinturas com frases ou imagens políticas, pornografia, cigarro, palavrões e ofensas a outros pilotos, equipes ou organizadora do campeonato.

*Quem infringir essa regra, será desqualificado assim que a irregularidade for constatada.

Todos os carros deverão seguir o padrão do template disponível para os carros, respeitando às propriedades que são do campeonato.

Lembrando que pode-se ter alterações desses patrocinadores ao longo do campeonato;

4 – Conexão

4.1 – É dever do piloto ter uma boa conexão para participar das corridas no campeonato, pilotos que apresentarem problemas na conexão, como ping alto ou baixa qualidade, serão avisados pela moderação, o mesmo deverá evitar andar perto de outros carros. Se o problema não for resolvido, a moderação irá aplicar a Punição 11.1. O piloto deverá ir para o pit para tentar solucionar o problema de conexão. Se o piloto voltar e o problema persistir será aplicado a Punição 11.2. Se a conexão estabilizar, o moderador irá enviar uma mensagem ao piloto, dando o sinal verde para ele voltar a disputar posições, caso o contrário, o piloto poderá ser removido a corrida.

4.2 – Caso o servidor apresente problemas ou instabilidades, como por exemplo: Pace car não sai dos boxes, vários pilotos (mais de 10) caindo ou piscando ao mesmo tempo, a bandeira amarela irá ser acionada pela direção de prova.

4.3 – Quando a amarela for acionada durante a corrida, os pilotos deverão reduzir a velocidade de forma segura imediatamente. Durante a bandeira amarela, os pilotos deverão utilizar a Black Box “Relative” (F3), para controlar a distância para o carro da frente (manter o carro em uma distância de 0,3 a 0,5 segundo).

4.4 – Caso o problema no servidor persista, será acionado uma bandeira vermelha e a direção de prova tomará as seguintes medidas:
-Antes 50% de corrida completada– será cancelada a etapa e remarcada para nova data (se disponível no calendário).
-Após 50% da corrida – a classificação final será mantida com 100% dos pontos válidos.

5 – Qualy

5.1 – Duração: 5 Minutos (Ovais), 10 Minutos (Mistos)

5.2 – Cada piloto terá o direito a realizar duas voltas rápidas, dentro do tempo estipulado no Qualy.

6 –Largada e Relargada

6.1 – Sempre em fila dupla, a primeira fila só deverá acelerar, quando o sinal de bandeira verde ser acionado. Quem não estiver na primeira fila, esperar o carro da frente acelerar.

6.2 – Proibido dar Jump Start (acelerar antes do sinal verde). Punição 11.1

6.3 – Proibido trocar de linha antes da linha de largada/chegada (sair da linha interna e ir para externa ou vice-versa, criar uma terceira linha na parte interna, externa ou no meio) com ganho de vantagem (iniciar uma ultrapassagem). Punição 11.1

6.4 – Proibido usar o “dogleg” nas largadass e relargadas (espaço abaixo da linha branca  na “reta” de relargada). Punição 11.1

6.5 – Na volta da largada ou relargada, na curva 3, o líder e todos os pilotos atrás, terão que respeitar a velocidade do carro de segurança, com tolerância de 3 milhas, exemplo: se a velocidade em amarela for de 70 milhas, o piloto poderá ir a no mínimo a 67 mph ou até 73 mph. Punição 11.1

6.6 – Respeitar a distância máxima de 0.3 para o carro da frente na volta de largada ou relargada. O piloto será advertido pela moderação, se o comportamento se repetir, irá receber a Punição 11.1

7 – Procedimentos no Pit

7.1 – Entrada e saída por onde o simulador permitir.

7.2 – Os pilotos deverão utilizar a linha externa dentro do pit, entrar para a área do “ghost” apenas 4 pits antes do seu lugar. O piloto será advertido pela moderação, se o comportamento se repetir, irá receber a Punição 11.1

7.3 – Não reduzir a velocidade bruscamente no meio do pit ao perceber que está passando do seu espaço de parar. (Neste caso, se causar acidente e danos para outros carros, irá receber uma Punição 11.2)

8 – Procedimento em Bandeira Amarela

8.1 – Quando a amarela for acionada durante a corrida, os pilotos deverão reduzir a velocidade imediatamente, o piloto que não reduzir a velocidade e causar mais acidentes, irá receber uma Punição 11.2

8.2 – Após o acidente, os pilotos deverão utilizar a ferramenta F3 Relative, para controla a distância para o carro da frente, os pilotos que não alinharem no pelotão, irão receber uma advertência da moderação, se o problema persistir, irá receber uma punição Punição 11.1

8.3 – Proibido parar o carro durante bandeira amarela, pilotos que pararem o carro serão punidos com EOL.

9 – Corrida e Pontuação

9.1 – A duração em voltas da corrida seguirá a etapa da NIS da semana anterior.

9.2 – Provas com 2 estágios (nas provas completas teremos 3 estágios e na Charlotte 600 4 estágios)

9.2.1 – Pontuação dos estágios

PosiçãoPontos
10
9
8
7
6
5
4
3
2
10º1

9.2.2 – Os vencedores de estágios garantem 1 ponto para o Round of 16 (Playoff Points)

9.3 – Se houver Grid B o mesmo não somam Playoff Points de estágios.

9.4 – Ao término da corrida serão considerados as posições disponíveis no próprio “results” do iRacing. Pontuação seguirá a tabela a seguir.

PosiçãoPontosPosiçãoPontosPosiçãoPontosPosiçãoPontosPosiçãoPontos
4311º3321º2331º1341º3
4212º3222º2232º1242º2
4113º3123º2133º1143º1
4014º3024º2034º10
3915º2925º1935º9
3816º2826º1836º8
3717º2727º1737º7
3618º2628º1638º6
3519º2529º1539º5
10º3420º2430º1440º4

9.4.1 – O vencedor da corrida garante 5 pontos para o Round of 16 (Playoffs Points)

9.4.2 – Em caso de existir um Grid B (mais de 50 inscritos) a pontuação do Grid B ficará assim:

PosiçãoPontosPosiçãoPontosPosiçãoPontosPosiçãoPontosPosiçãoPontos
3311º2321º1331º341º1
3212º2222º1232º242º1
3113º2123º1133º143º1
3014º2024º1034º1
2915º1925º935º1
2816º1826º836º1
2717º1727º737º1
2618º1628º638º1
2519º1529º539º1
10º2420º1430º440º1

9.4.3 – Os pilotos do GRID B não somam Playoffs Points

9.4.4 – A tabela do campeonato será única unificando o resultado de GRID A e GRID B.

9.4.5 – Pilotos que tomarem Punição 11.3 da moderação ou DQ do simulador por limite de incidentes terão seus pontos zerados na etapa

9.5 – Ao se atingir 50 inscritos, serão formados dois Grids seguindo a seguinte divisão:

43 inscritos: – APENAS UM GRID
44 a 50 inscritos: LISTA DE ESPERA (definido o grid de 43 carros após o Qualy e Duels)
50 inscritos:
GRID A com 30 e GRID B com 20
60 inscritos
GRID A com 30 e GRID B com 30
80 inscritos
GRID A com 40 e GRID B com 40

9.5.1 – A definição do primeiro GRID A e GRID B será durante os Duels (uma semana antes da Daytona500)

9.5.2 – Nos Duels será feito um QUALY onde o primeiro e segundo tempo já estarão garantidos na primeira fila do GRID A da Daytona 500.
Os demais pilotos serão divididos por ordem do QUALY em dois Grids (os Duels). Onde os ímpares correrão O Duel1 e os pares o Duel2.
os 14 melhores de cada Duel estão garantidos no GRID A. Caso passe de 60 inscritos o número de participantes do GRID A aumenta conforme item 9.5
Em caso de termos mais de 43 e menos de 50 inscritos os pilotos que ficarem da posição 43 a 50 nos Duels formarão a lista de espera do campeonato.

9.5.3 – Um piloto na lista de espera assume sua posição no grid principal caso haja falta de um dos pilotos elegíveis ao GRID A até o término do Briefing da etapa. Caso um piloto elegível não participe do Briefing ele vai para o fim da lista de espera.

9.5.4 – As demais etapas do campeonato o GRID A será definido pelos 30 primeiros da tabela de classificação. Caso passe de 60 inscritos o número de participantes do GRID A aumenta conforme item 9.5

9.5.5 – O Grid B não contará com transmissão ao Vivo, porém haverá cobertura e flashs do mesmo.

9.6 – Critério de Desempate

a) Piloto que correu a etapa no GRID A
b) Mais vitórias
c) Mais segundos lugares
d) Mais “n” lugares

9.7 – Playoffs

Os playoffs seguirão o mesmo critério da Nascar Real. Onde se classificam para o Round 16:
– Todos pilotos com uma ou mais vitórias na temporada que ficarem entre os 30 primeiros na tabela de pontuação.
– Os 16 pilotos são completados ou desempatados pelo critério de pontos e item 9.6

9.7.1 – Round of 16
Pontuação dos 16 pilotos são equalizadas em 2000 pontos e adicionados os bônus de estágios e bônus de vitórias conquistados na temporada (Playoff Points)
Em 3 provas dos 16 pilotos, 12 pilotos se classificam para o Round of 12:
– Todos pilotos com uma ou mais vitórias no Round of 16
– Os 12 pilotos são completados pelo critério de pontos e item 9.6

9.7.2 – Round of 12
Pontuação dos 12 pilotos são equalizadas em 3000 pontos e adicionados os bônus de estágios e vitórias conquistados no Round of 16
Em 3 provas, dos 12 pilotos, 8 pilotos se classificam para o Round of 8:
– Todos pilotos com uma ou mais vitórias no Round of 12
– Os 8 pilotos são completados pelo critério de pontos e item 9.6

9.7.3 – Round of 8
Pontuação dos 8 pilotos são equalizadas em 4000 pontos e adicionados os bônus de estágios e vitórias conquistados no Round of 12
Em 3 provas, dos 8 pilotos, 4 pilotos se classificam para a grande final:
– Todos pilotos com uma ou mais vitórias no Round of 8
– Os 4 pilotos são completados pelo critério de pontos e item 9.6

9.7.4 – Final
Os 4 pilotos postulantes ao título disputam o caneco da temporada, onde:
– O primeiro a cruzar a linha de chegada entre os 4 é sagrado campeão.
– As demais posições do campeonato são somadas e divulgados o resultado final na página do campeonato.

10 – Punição e Protesto

10.1 – Pilotos que se sentirem prejudicados em algum lance deverão preencher o formulário disponível no Portal do Piloto

10.1.1 – Pilotos que não participarem do briefing, não poderão abrir protestos.

10.1.2 – Obrigatório a apresentação de evidência no protesto. (Protestante e defesa). A não apresentação de evidência tornará nulo o pedido ou defesa. Será avaliado conforme critério e replay oficial da moderação.

10.1.3 – Todos os lances de Bandeira Amarela serão avaliados pós corrida, não sendo necessário abertura de protesto nesses lances.

10.2 – O prazo para envio será entre 30 minutos e 24 Horas após término da etapa. Fora desse prazo não será feito análise.

10.3 – A análise da moderação será feita em até 48 horas e respondida e divulgada no sistema do Portal do Piloto

10.4 – As punições pós corrida incorrerão em descontos de 10 pontos do piloto considerado culpado em um acidente e DQ em casos claros de payback ou atitudes antidesportivas. Em ambos os casos o piloto perderá os Playoff Points conquistados na etapa.

10.5 – Todas as punições consideradas administrativas (procedimentos de corrida) que não forem aplicadas na corrida, mediante a protesto, o piloto considerado culpado perderá 10 pontos na tabela de campeonato.

10.6 – Todas as punições consideradas administrativas (procedimentos de corrida) que não forem aplicadas na corrida, casos em que a infração for no fim da corrida (últimas 10 voltas), o piloto considerado culpado perderá 20 pontos na tabela de campeonato.

11- Lista de Punições Aplicadas Durante Corrida

11.1 – Drive Through (EOL se for em amarela): Será dado uma bandeira preta ao piloto e informado ao mesmo que trata-se de Drive Throught. O Piloto deverá cumprir uma passagem por dentro dos boxes (não parar). Após passar pelos boxes a bandeira preta do simulador será limpa. Lembrando que em caso de não entrar em até 3 voltas o simulador desclassifica automaticamente o piloto.

Em bandeira Amarela o piloto levará o EOL e deverá reduzir a velocidade e se encaminhar para o fim do pelotão na posição exata que o simulador indicar.

11.2 – Stop and Go de 30 segundos: Será dado uma bandeira preta de 30 segundos. O piloto deverá se encaminhar par os Pits em até 3 voltas, caso contrário o próprio simulador desclassifica o piloto.

Carros que tomarem o segundo Stop and Go serão desclassificados da corrida (pontuação zerada).

11.3 – Desclassificação (DQ): O piloto tomará DQ e deverá encaminhar seu carro para os boxes e abandonar o servidor de corrida.
Piloto que não respeitar a punição será removido do servidor.
Piloto que parar o carro no meio da pista e provocar bandeira amarela após receber o DQ será excluído do campeonato.

11.4 – Durante uma etapa, o carro que estiver 10% abaixo do tempo de volta no Qualy do pole da etapa, será removido da corrida.

*O piloto será advertido pela moderação e deverá ir para o pit, para reparar o carro ou se não tiver reparos, deverá sair da corrida, sujeito a Punição 11.2 ou Punição 11.3 de acordo com a situação do carro.

12– Atitudes Antisdesportivas

12.1 – É extremamente proibido entrar em sala de Discord de outras equipes durante a corrida. Piloto que fizer isso será suspenso por uma etapa.

12.2 – Mensagens de voz ou de texto enviadas por qualquer meio de comunicação, que forem consideradas ofensivas, o piloto será punido com DQ da etapa.

12.3 – Proibido trocar de conta ou deixar outro piloto correr na conta, os pilotos envolvidos serão excluídos do campeonato.

12.4 – Bater de propósito (Payback) em sessão de corrida ou pós corrida será aplicado a Punição 11.3 em caso de reincidência o piloto será excluído do campeonato.

13 – Pontos de Punição – Sistema de Carteira.

13.1 – Será adotado o sistema de pontuação na carteira, ao atingir 12PP (Pontos de Punição), o piloto ficará automaticamente suspenso da próxima etapa.

13.2 – Ao atingir 24PP (Pontos de Punição), o piloto ficará automaticamente desclassificado da temporada.

13.3 – O piloto carrega os pontos de punição em todos os campeonatos que participar na VCe.

13.4 Segue listagem de incidentes e seus respectivos PPs:

  1. Ser culpado em acidente com danos (2)
  2. Ser culpado em acidente com danos irreversíveis a terceiros (4)
  3. Retornar a pista de maneira insegura (2)
  4. Manter ou parar o carro em posição perigosa (3)
  5. Ser culpado em acidente leve na largada (1)
  6. Ser culpado em acidente na aproximação da primeira curva e durante a primeira volta (3)
  7. Ser culpado em acidente na aproximação da primeira curva e durante a primeira volta com danos severos(5)
  8. Ser culpado em acidente nas 3 voltas subsequentes a largada / ou relargada (4)
  9. Ignorar advertência ou instrução da direção de prova (1)
  10. Payback (Batida Proposital) e outras atitudes anti desportivas (12)
  11. Uso do chat áudio ou voz do iracing não sendo para avisar informações necessárias aos outros pilotos ou direção de prova (6)
  12. Uso indevido do chat da transmissão (6)
  13. Uso indevido dos canais de áudio e texto do discord e mensagens privadas (6)
  14. Protesto infundado, com lances não pertinentes ao incidente citado, contendo palavras de baixo calão, tom acusatório e/ou desnecessário (2)

13.5 – Os Pontos de punição expiram após 6 meses, porém o piloto só pode voltar na temporada seguinte a corrente. Exemplo: os pontos expiram no meio da T3. O piloto não poderá correr campeonatos da T3, nem campeonatos anuais, somente campeonatos a partir da T4.

14 – Final Presencial – CANCELADA

O campeonato contará com a final presencial dos 4 postulantes ao título em São Paulo – Brasil

14.1 – Se faz obrigatório a presença no evento final, não sendo possível a presença, o piloto abre mão da disputa do título. Um piloto convidado (a critério da organização) fará o evento presencial em substituição a qualquer um dos 4 faltantes.

14.2 – Serão arcados os custos de viagem somente dos pilotos residentes no Brasil. Os pilotos do exterior deverão arcar os custos de deslocamento por conta própria.*
* Essa determinação pode mudar caso conseguirmos parceiros que banquem as viagens do exterior.

14.3 – Serão arcados os custos de 3 dias de hospedagem e deslocamentos entre hotel e local da final para os pilotos de fora de São Paulo.

14.4 – Serão fornecidos estrutura de Cockpits, com volantes e pedais e PCs prontos para acesso ao simulador no dia da Final. Caso o piloto opte por trazer seus equipamentos não nos responsabilizaremos pelo correto funcionamento do mesmo dentro da estrutura já montada. Não haverá suporte para hardware fora do oferecido pela organização.

15 – Transmissão

Os Eventos contarão com transmissão Ao Vivo pelo Youtube e/ou Facebook  da VCeSports e ocasionalmente em outros parceiros de media/patrocinadores.

16 – Premiação

16.1 Distribuição da Premiação

16.1.2 – Troféu Campeão temporada regular

16.1.3 – Troféu Campeão Anual

16.1.4 – Premiação em dinheiro

Campeão – R$ 2000,00
2º Colocado – R$ 1500,00
3º Colocado – R$ 1000,00
4º Colocado – R$ 750,00
Campeão Temporada Regular – R$ 500,00

16.1.5 – Premiação por fidelização, fair play e desempenho

Será premiado com uma inscrição para o Anual de Nascar em 2021 os 8 (oito) melhores pilotos que mais correrem provas, com poucas punições e bem posicionado na tabela.

16.1.5.1 Critérios para definição dos 8 e desempate se forem mais de 8 elegíveis:

  • Deverão correr no mínimo 30 provas no ano incluindo 9 dos playoffs e a final.
    Desempate:
  • Correr mais provas do playoff
  • Correr mais provas no ano
  • Menor número de punições (PPs)
  • Menor número de incidentes
  • Melhor posição na tabela de classificação e seus desempantes

16.1.5.2 Este prêmio não poderá ser trocado por dinheiro ou iRacing Créditos, ao abrir mão de participar do anual de 2021, o piloto perderá o direito ao prêmio.

16.1.5.3 Não havendo elegíveis ao prêmio, não haverá mudança de critérios, ficando o prêmio extinto.

16.2 Os prêmios não poderão ser repassados para outros pilotos.

16.3 Envio dos Prêmios

Premiações serão enviadas após término do campeonato em até 10 dias úteis após os vencedores enviarem os dados para depósito para o e-mail: contato@vcesports.com.br

Última atualização em 03/08/2020