Regulamento Geral VC eSports Categorias Oval

1 – Respeito às Regras

Para um bom campeonato o conhecimento e respeito às regras é de fundamental importância. É dever do participante saber as regras do simulador e respeitá-las, bem como as regras específicas da organização desse campeonato. Abaixo segue as regras em linhas gerais. Qualquer item desse regulamento poderá sofrer ajuste e a informação será divulgado aos inscritos via Briefing da etapa ou via e-mail de inscrição. Quaisquer situações não previstas nesse Regulamento serão analisadas pela organização, publicadas nos canais oficiais e posteriormente adicionadas ao Regulamento. O Piloto ao participar dos nossos campeonatos declara ter ciência e concordar com os termos e condições da VC eSports

2 – Configuração de servidor

2.1 – Os servidores serão configurados com as configurações semelhantes às que são utilizadas nos servidores oficiais do iRacing, incluindo as bandeiras amarelas, relargada em fila dupla, Lucky dog ou freepass e todas as regras impostas pelo simulador.

2.1.1 – Em casos de categorias que não possuem séries oficiais ou que adotarem regras específicas, as informações de configuração constarão na página de inscrição do campeonato.

2.2 – O próprio simulador tem o seu sistema nativo de punição, como passar em cima de cone, jump start, entrada ou saída irregular do pit e etc. Em nenhuma ocasião, a direção de prova irá revogar uma punição aplicada pelo simulador. É deve do piloto saber todas as regras nativas do simulador.

2.3 – GWC (Green White Checkered) em 3 tentativas

2.4 – Limites de incidentes: 17X DQ

3 – Pinturas

3.1 – Proibido o uso de pinturas com frases ou imagens políticas, pornografia, cigarro e ofensas a outros pilotos, equipes ou organizadora do campeonato.

*Quem infringir essa regra, será desqualificado assim que a irregularidade for constatada.

Todos os carros deverão seguir o padrão do template disponível para os carros, respeitando às propriedades que são dos campeonatos.

Lembrando que pode-se ter alterações desses patrocinadores ao longo do campeonato;

4 – Conexão

4.1 – É dever do piloto ter uma boa conexão para participar das corridas no campeonato, pilotos que apresentarem problemas na conexão, como ping alto ou baixa qualidade, serão avisados pela moderação, o mesmo deverá evitar andar perto de outros carros. Se o problema não for resolvido, a moderação irá aplicar a Punição 11.1. O piloto deverá ir para o pit para tentar solucionar o problema de conexão. Se o piloto voltar e o problema persistir será aplicado a Punição 11.2. Se a conexão estabilizar, o moderador irá enviar uma mensagem ao piloto, dando o sinal verde para ele voltar a disputar posições, caso o contrário, o piloto poderá ser removido a corrida.

4.2 – Caso o servidor apresente problemas ou instabilidades, com vários pilotos piscando ao mesmo tempo, a bandeira amarela irá ser acionada pela direção de prova.

4.3 – Quando a amarela for acionada durante a corrida, os pilotos deverão reduzir a velocidade de forma segura imediatamente. Durante a bandeira amarela, os pilotos deverão utilizar a ferramenta “Relative”, para controlar a distância para o carro da frente (manter o carro em uma distância de 0,5 a 1 segundo).

4.4 – Caso o problema no servidor persista, a direção de prova tomará às seguintes medidas
Antes 50% de corrida completada– será cancelada a etapa e remarcada para nova data (de disponível no calendário).
Após 50% da corrida – a classificação final será mantida com 100% dos pontos válidos.

5 – Qualy

5.1 – Duração: 5 Minutos em sessão privada

5.2 – Cada piloto terá o direito a realizar duas voltas rápidas, dentro do prazo de 5 minutos.

6 –Largada e Relargada

6.1 – Sempre em fila dupla, a primeira fila só deverá acelerar, quando o sinal de bandeira verde ser acionado. Quem não estiver na primeira fila, esperar o carro da frente acelerar.

6.1.1 – Categorias Indy Oval a relargada será sempre em fila Indiana. O líder é quem terá o controle para a largada. Ele pode acelerar logo após a saída do Pace Car.

6.2 – Proibido dar Jump Start (acelerar antes do sinal verde). Punição 11.1

6.3 – Proibido trocar de linha antes da linha de largada/chegada (sair da linha interna e ir para externa ou vice-versa, criar uma terceira linha na parte interna, externa ou no meio) com ganho de vantagem (iniciar uma ultrapassagem). Punição 11.1

6.4 – Proibido usar o “dogleg” (espaço abaixo da linha branca  na “reta” de relargada). Punição 11.1

6.5 – Na volta da largada ou relargada, na curva 3, o líder e todos os pilotos atrás, terão que respeitar a velocidade do carro de segurança, com tolerância de 3 milhas, se a velocidade em amarela foi de 70 milhas, o piloto poderá ir a no mínimo a 67 mph ou até 73 mph. Punição 11.1

6.6 – Respeitar a distância máxima de 0.3 para o carro da frente na volta de largada ou relargada. Punição 11.1

7 – Procedimentos no Pit

7.1 – Entrada e saída por onde o simulador permitir.

7.2 – Os pilotos deverão utilizar a linha do meio ou a externa dentro do pit, entrar para a área do “ghost” apenas 4 pits antes do seu lugar. (exclusivamente neste caso, o piloto será advertido pela moderação, se o comportamento se repetir, irá receber a Punição 11.1)

7.3 – Não reduzir a velocidade bruscamente no meio do pit ao perceber que está passando do seu espaço de parar. (Neste caso, se causar acidente e danos para outros carros, irá receber uma Punição 11.1)

8 – Procedimento em Bandeira Amarela

8.1 – Quando a amarela for acionada durante a corrida, os pilotos deverão reduzir a velocidade imediatamente, o piloto que não reduzir a velocidade e causar mais acidentes, irá receber uma Punição 11.2

8.2 – Após o acidente, os pilotos deverão utilizar a ferramenta F3 Relative, para controla a distância para o carro da frente, os pilotos que não alinharem no pelotão, irão receber uma advertência da moderação, se o problema persistir, irá receber uma punição Punição 11.1

8.3 – Proibido parar o carro durante bandeira amarela, pilotos que pararem o carro serão punidos com EOL.

9 – Corrida

9.1 – A duração da corrida estão informados no calendário da categoria.

9.2 – Provas sem estágios

9.3 – Nascar – Largada e relargadas serão lançadas em fila dupla com Freepass ativo (Lucky Dog)

9.4 – Ao término da corrida serão considerados as posições disponíveis no próprio “results” do iRacing. Pontuação categoria Nascar seguirá a tabela a seguir.

PosiçãoPontosPosiçãoPontosPosiçãoPontosPosiçãoPontosPosiçãoPontos
4611º3321º2331º1341º3
4212º3222º2232º1242º2
4113º3123º2133º1143º1
4014º3024º2034º10
3915º2925º1935º9
3816º2826º1836º8
3717º2727º1737º7
3618º2628º1638º6
3519º2529º1539º5
10º3420º2430º1440º4

9.4.1 – Pontuação categoria Indy seguirá a tabela a seguir.

PosiçãoPontosPosiçãoPontosPosiçãoPontos
5011º1921º9
4012º1822º8
3513º1723º7
3214º1624º6
3015º1525º em diante5
2816º14
2617º13
2418º13
2219º11
10º2020º10

9.4.2 – Pilotos que tomarem Punição 11.3 da moderação ou DQ do simulador por limites de incidentes terão seus pontos zerados na etapa

9.4.3 – 1 ponto para quem não tiver incidentes ( 0x ) (70% de prova completa)

9.4.4 – 1 ponto para quem liderar mais voltas

9.4.5 – 1 ponto para Pole (somente Categoria Indy)

9.5 – Durante uma etapa, o carro que estiver 10% abaixo do tempo de volta no Qualy do pole da etapa, será removido da corrida.

*O piloto será advertido pela moderação e deverá ir para o pit, para reparar o carro ou se não tiver reparos, deverá sair da corrida, sujeito a Punição 11.2 ou Punição 11.3 de acordo com a situação do carro.

9.6 – Os servidores serão configurados com limites de incidentes

9.7 – As corridas terão prorrogação (GWC – Green White Check), com o limite de 3 tentativas.

9.8 – Temporadas com descartes seguirão o seguinte critério:
– Punições e Suspensões não poderão ser descartados.
– Bônus de Corridas não serão descartados.
– DQ por limite de incidentes poderá ser descartado.

9.9 – Critério de desempate:

  • Maior quantidade de vitórias
  • Maior segundos lugares
  • Maior terceiros lugares
  • Maior n lugares
  • Melhor colocado na última etapa.

10 – Punição e ProtestoITEM EM REVISÃO

10.1 – Pilotos que se sentirem prejudicados em algum lance deverão enviar formulário de protesto usando o Portal do Piloto

10.1.1 – Pilotos que não participarem do briefing, não poderão abrir protestos.

10.1.2 – Obrigatório a apresentação de evidência no protesto. (Protestante e defesa). A não apresentação de evidência tornará nulo o pedido ou defesa. Será avaliado conforme critério e replay oficial da moderação.

10.1.3 – Todos os lances de Bandeira Amarela serão avaliados pós corrida, não sendo necessário abertura de protesto nesses lances.

10.2 – O prazo para envio será entre 30 minutos e 24 Horas após término da etapa. Fora desse prazo não será feito análise.

10.3 – A análise da moderação será feita em até 48 horas e respondida e divulgada na página do campeonato.

10.4 – As punições pós corrida incorrerão em descontos de 10 pontos do piloto considerado culpado em um acidente e DQ em casos claros de payback ou atitudes antidesportivas.

10.5 – Todas as punições consideradas administrativas (procedimentos de corrida) que não forem aplicadas na corrida, mediante a protesto, o piloto considerado culpado perderá 10 pontos na tabela de campeonato.

10.6 – Todas as punições consideradas administrativas (procedimentos de corrida) que não forem aplicadas na corrida, casos em que a infração for no fim da corrida (últimas 10 voltas), o piloto considerado culpado perderá 20 pontos na tabela de campeonato.

11- Lista de Punições Aplicadas Durante CorridaITEM EM REVISÃO

11.1 – Drive Through (EOL se for em amarela): Será dado uma bandeira preta ao piloto e informado ao mesmo que trata-se de Drive Throught. O Piloto deverá cumprir uma passagem por dentro dos boxes (não parar). Após passar pelos boxes a bandeira preta do simulador será limpa. Lembrando que em caso de não entrar em até 3 voltas o simulador desclassifica automaticamente o piloto.

Em bandeira Amarela o piloto levará o EOL e deverá reduzir a velocidade e se encaminhar para o fim do pelotão na posição exata que o simulador indicar.

11.2 – Stop and Go de 30 segundos: Será dado uma bandeira preta de 30 segundos. O piloto deverá se encaminhar par os Pits em até 3 voltas, caso contrário o próprio simulador desclassifica o piloto.

Carros que tomarem o segundo Stop and Go serão desclassificados da corrida (pontuação zerada).

11.3 – Desclassificação (DQ): O piloto tomará DQ e deverá encaminhar seu carro para os boxes e abandonar o servidor de corrida.
Piloto que não respeitar a punição será removido do servidor.
Piloto que parar o carro no meio da pista e provocar bandeira amarela após receber o DQ será excluído do campeonato.

12– Atitudes Antisdesportivas

12.1 – É extremamente proibido entrar em sala de Discord de outras equipes durante a corrida. Piloto que fizer isso será suspenso por uma etapa.

12.2 – Mensagens de voz ou de texto enviadas por qualquer meio de comunicação, que forem consideradas ofensivas, o piloto será punido com DQ da etapa.

12.3 – Proibido trocar de conta ou deixar outro piloto correr na conta, os pilotos envolvidos serão excluídos do campeonato.

12.4 – Bater de propósito (Payback) em sessão de corrida ou pós corrida será aplicado a Punição 11.3 em caso de reincidência o piloto será excluído do campeonato.

13 – Pontos de Punição – Sistema de CarteiraITEM EM REVISÃO

13.1 – Será adotado o sistema de pontuação na carteira, ao atingir 12PP (Pontos de Punição), o piloto ficará automaticamente suspenso da próxima etapa.

13.2 – Ao atingir 24PP (Pontos de Punição), o piloto ficará automaticamente desclassificado da temporada.

13.3 – O piloto carrega os pontos de punição em todos os campeonatos que participar na VCe.

13.4 Segue listagem de incidentes e seus respectivos PPs

  1. Ser culpado em acidente com danos (2)
  2. Ser culpado em acidente com danos irreversíveis a terceiros (4)
  3. Retornar a pista de maneira insegura (2)
  4. Manter ou parar o carro em posição perigosa (3)
  5. Ser culpado em acidente leve na largada (1)
  6. Ser culpado em acidente na aproximação da primeira curva e durante a primeira volta (3)
  7. Ser culpado em acidente na aproximação da primeira curva e durante a primeira volta com danos severos(5)
  8. Ser culpado em acidente nas 3 voltas subsequentes a largada / ou relargada (4)
  9. Ignorar advertência ou instrução da direção de prova (1)
  10. Payback (Batida Proposital) e outras atitudes anti desportivas (12)
  11. Uso do chat áudio ou voz do iracing não sendo para avisar informações necessárias aos outros pilotos ou direção de prova (6)
  12. Uso indevido do chat da transmissão (6)
  13. Uso indevido dos canais de áudio e texto do discord e mensagens privadas (6)
  14. Protesto infundado, com lances não pertinentes ao incidente citado, contendo palavras de baixo calão, tom acusatório e/ou desnecessário (2)

13.5 – Os Pontos de punição expiram após 6 meses, porém o piloto só pode voltar na temporada seguinte a corrente. Exemplo: os pontos expiram no meio da T3. O piloto não poderá correr campeonatos da T3, nem campeonatos anuais, somente campeonatos a partir da T4.

14 – Transmissão

Os Eventos contarão com transmissão Ao Vivo pelo Youtube e/ou Facebook  da VCeSports e/ou parceiros.

15 – Envio dos Prêmios

Premiações serão enviadas até 10 dias úteis após os vencedores enviarem os dados para depósito para o e-mail: contato@vcesports.com.br.
Contas que não forem do Mercado Pago, serão descontados R$ 3 reais do prêmio para taxa de transferência.

Última atualização em 30/08/2020