1 – Respeito às Regras
Para um bom campeonato o conhecimento e respeito às regras é de fundamental importância. É dever do participante saber as regras do simulador e respeitá-las, bem como as regras específicas da organização desse campeonato. Abaixo segue as regras em linhas gerais. Qualquer item desse regulamento poderá sofrer ajuste e a informação será divulgado aos inscritos via Briefing da etapa ou via e-mail de inscrição. Quaisquer situações não previstas nesse Regulamento serão analisadas pela organização, publicadas nos canais oficiais e posteriormente adicionadas ao Regulamento. O Piloto ao participar dos nossos campeonatos declara ter ciência e concordar com os termos e condições da VC eSports
2 – Configuração de servidor
2.1 – Os servidores serão configurados com as configurações semelhantes às que são utilizadas nos servidores oficiais do iRacing, incluindo as bandeiras amarelas, relargada em fila dupla, Lucky dog ou freepass e todas as regras impostas pelo simulador.
2.1.1 – Em casos de categorias que não possuem séries oficiais ou que adotarem regras específicas, as informações de configuração constarão na página de inscrição do campeonato.
2.2 – O próprio simulador tem o seu sistema nativo de punição, como passar em cima de cone, jump start, entrada ou saída irregular do pit e etc. Em nenhuma ocasião, a direção de prova irá revogar uma punição aplicada pelo simulador. É deve do piloto saber todas as regras nativas do simulador.
2.3 – GWC (Green White Checkered) em 3 tentativas
2.4 – Limites de incidentes: 17X DQ
3 – Pinturas
3.1 – Proibido o uso de pinturas com frases ou imagens políticas, pornografia, cigarro e ofensas a outros pilotos, equipes ou organizadora do campeonato.
*Quem infringir essa regra, será desqualificado assim que a irregularidade for constatada.
Todos os carros deverão seguir o padrão do template disponível para os carros, respeitando às propriedades que são dos campeonatos.
Lembrando que pode-se ter alterações desses patrocinadores ao longo do campeonato;
4 – Conexão
4.1 – É dever do piloto ter uma boa conexão para participar das corridas no campeonato, pilotos que apresentarem problemas na conexão, como ping alto ou baixa qualidade, serão avisados pela moderação, o mesmo deverá evitar andar perto de outros carros. Se o problema não for resolvido, a moderação irá aplicar a Punição 11.1. O piloto deverá ir para o pit para tentar solucionar o problema de conexão. Se o piloto voltar e o problema persistir será aplicado a Punição 11.2. Se a conexão estabilizar, o moderador irá enviar uma mensagem ao piloto, dando o sinal verde para ele voltar a disputar posições, caso o contrário, o piloto poderá ser removido a corrida.
4.2 – Caso o servidor apresente problemas ou instabilidades, com vários pilotos piscando ao mesmo tempo, a bandeira amarela irá ser acionada pela direção de prova.
4.3 – Quando a amarela for acionada durante a corrida, os pilotos deverão reduzir a velocidade de forma segura imediatamente. Durante a bandeira amarela, os pilotos deverão utilizar a ferramenta “Relative”, para controlar a distância para o carro da frente (manter o carro em uma distância de 0,5 a 1 segundo).
4.4 – Caso o problema no servidor persista, a direção de prova tomará às seguintes medidas
Antes 50% de corrida completada– será cancelada a etapa e remarcada para nova data (de disponível no calendário).
Após 50% da corrida – a classificação final será mantida com 100% dos pontos válidos.
5 – Qualy
5.1 – Duração: 5 Minutos em sessão privada
5.2 – Cada piloto terá o direito a realizar duas voltas rápidas, dentro do prazo de 5 minutos.
6 –Largada e Relargada
6.1 – Sempre em fila dupla, a primeira fila só deverá acelerar, quando o sinal de bandeira verde ser acionado. Quem não estiver na primeira fila, esperar o carro da frente acelerar.
6.1.1 – Categorias Indy Oval a relargada será sempre em fila Indiana. O líder é quem terá o controle para a largada. Ele pode acelerar logo após a saída do Pace Car.
6.2 – Proibido dar Jump Start (acelerar antes do sinal verde). Punição 11.1
6.3 – Proibido trocar de linha antes da linha de largada/chegada (sair da linha interna e ir para externa ou vice-versa, criar uma terceira linha na parte interna, externa ou no meio) com ganho de vantagem (iniciar uma ultrapassagem). Punição 11.1
6.4 – Proibido usar o “dogleg” (espaço abaixo da linha branca na “reta” de relargada). Punição 11.1
6.5 – Na volta da largada ou relargada, na curva 3, o líder e todos os pilotos atrás, terão que respeitar a velocidade do carro de segurança, com tolerância de 3 milhas, se a velocidade em amarela foi de 70 milhas, o piloto poderá ir a no mínimo a 67 mph ou até 73 mph. Punição 11.1
6.6 – Respeitar a distância máxima de 0.3 para o carro da frente na volta de largada ou relargada. Punição 11.1
7 – Procedimentos no Pit
7.1 – Entrada e saída por onde o simulador permitir.
7.2 – Os pilotos deverão utilizar a linha do meio ou a externa dentro do pit, entrar para a área do “ghost” apenas 4 pits antes do seu lugar. (exclusivamente neste caso, o piloto será advertido pela moderação, se o comportamento se repetir, irá receber a Punição 11.1)
7.3 – Não reduzir a velocidade bruscamente no meio do pit ao perceber que está passando do seu espaço de parar. (Neste caso, se causar acidente e danos para outros carros, irá receber uma Punição 11.1)
8 – Procedimento em Bandeira Amarela
8.1 – Quando a amarela for acionada durante a corrida, os pilotos deverão reduzir a velocidade imediatamente, o piloto que não reduzir a velocidade e causar mais acidentes, irá receber uma Punição 11.2
8.2 – Após o acidente, os pilotos deverão utilizar a ferramenta F3 Relative, para controla a distância para o carro da frente, os pilotos que não alinharem no pelotão, irão receber uma advertência da moderação, se o problema persistir, irá receber uma punição Punição 11.1
8.3 – Proibido parar o carro durante bandeira amarela, pilotos que pararem o carro serão punidos com EOL.
9 – Corrida
9.1 – A duração da corrida estão informados no calendário da categoria.
9.2 – Provas sem estágios
9.3 – Nascar – Largada e relargadas serão lançadas em fila dupla com Freepass ativo (Lucky Dog)
9.4 – Ao término da corrida serão considerados as posições disponíveis no próprio “results” do iRacing. Pontuação categoria Nascar seguirá a tabela a seguir.
Posição | Pontos | Posição | Pontos | Posição | Pontos | Posição | Pontos | Posição | Pontos | ||||
1º | 46 | 11º | 33 | 21º | 23 | 31º | 13 | 41º | 3 | ||||
2º | 42 | 12º | 32 | 22º | 22 | 32º | 12 | 42º | 2 | ||||
3º | 41 | 13º | 31 | 23º | 21 | 33º | 11 | 43º | 1 | ||||
4º | 40 | 14º | 30 | 24º | 20 | 34º | 10 | ||||||
5º | 39 | 15º | 29 | 25º | 19 | 35º | 9 | ||||||
6º | 38 | 16º | 28 | 26º | 18 | 36º | 8 | ||||||
7º | 37 | 17º | 27 | 27º | 17 | 37º | 7 | ||||||
8º | 36 | 18º | 26 | 28º | 16 | 38º | 6 | ||||||
9º | 35 | 19º | 25 | 29º | 15 | 39º | 5 | ||||||
10º | 34 | 20º | 24 | 30º | 14 | 40º | 4 |
9.4.1 – Pontuação categoria Indy seguirá a tabela a seguir.
Posição | Pontos | Posição | Pontos | Posição | Pontos | ||
1º | 50 | 11º | 19 | 21º | 9 | ||
2º | 40 | 12º | 18 | 22º | 8 | ||
3º | 35 | 13º | 17 | 23º | 7 | ||
4º | 32 | 14º | 16 | 24º | 6 | ||
5º | 30 | 15º | 15 | 25º em diante | 5 | ||
6º | 28 | 16º | 14 | ||||
7º | 26 | 17º | 13 | ||||
8º | 24 | 18º | 13 | ||||
9º | 22 | 19º | 11 | ||||
10º | 20 | 20º | 10 |
9.4.2 – Pilotos que tomarem Punição 11.3 da moderação ou DQ do simulador por limites de incidentes terão seus pontos zerados na etapa
9.4.3 – 1 ponto para quem não tiver incidentes ( 0x ) (70% de prova completa)
9.4.4 – 1 ponto para quem liderar mais voltas
9.4.5 – 1 ponto para Pole (somente Categoria Indy)
9.5 – Durante uma etapa, o carro que estiver 10% abaixo do tempo de volta no Qualy do pole da etapa, será removido da corrida.
*O piloto será advertido pela moderação e deverá ir para o pit, para reparar o carro ou se não tiver reparos, deverá sair da corrida, sujeito a Punição 11.2 ou Punição 11.3 de acordo com a situação do carro.
9.6 – Os servidores serão configurados com limites de incidentes
9.7 – As corridas terão prorrogação (GWC – Green White Check), com o limite de 3 tentativas.
9.8 – Temporadas com descartes seguirão o seguinte critério:
– Punições e Suspensões não poderão ser descartados.
– Bônus de Corridas não serão descartados.
– DQ por limite de incidentes poderá ser descartado.
9.9 – Critério de desempate:
- Maior quantidade de vitórias
- Maior segundos lugares
- Maior terceiros lugares
- Maior n lugares
- Melhor colocado na última etapa.
10 – Punição e Protesto – ITEM EM REVISÃO
10.1 – Pilotos que se sentirem prejudicados em algum lance deverão enviar formulário de protesto usando o Portal do Piloto
10.1.1 – Pilotos que não participarem do briefing, não poderão abrir protestos.
10.1.2 – Obrigatório a apresentação de evidência no protesto. (Protestante e defesa). A não apresentação de evidência tornará nulo o pedido ou defesa. Será avaliado conforme critério e replay oficial da moderação.
10.1.3 – Todos os lances de Bandeira Amarela serão avaliados pós corrida, não sendo necessário abertura de protesto nesses lances.
10.2 – O prazo para envio será entre 30 minutos e 24 Horas após término da etapa. Fora desse prazo não será feito análise.
10.3 – A análise da moderação será feita em até 48 horas e respondida e divulgada na página do campeonato.
10.4 – As punições pós corrida incorrerão em descontos de 10 pontos do piloto considerado culpado em um acidente e DQ em casos claros de payback ou atitudes antidesportivas.
10.5 – Todas as punições consideradas administrativas (procedimentos de corrida) que não forem aplicadas na corrida, mediante a protesto, o piloto considerado culpado perderá 10 pontos na tabela de campeonato.
10.6 – Todas as punições consideradas administrativas (procedimentos de corrida) que não forem aplicadas na corrida, casos em que a infração for no fim da corrida (últimas 10 voltas), o piloto considerado culpado perderá 20 pontos na tabela de campeonato.
11- Lista de Punições Aplicadas Durante Corrida – ITEM EM REVISÃO
11.1 – Drive Through (EOL se for em amarela): Será dado uma bandeira preta ao piloto e informado ao mesmo que trata-se de Drive Throught. O Piloto deverá cumprir uma passagem por dentro dos boxes (não parar). Após passar pelos boxes a bandeira preta do simulador será limpa. Lembrando que em caso de não entrar em até 3 voltas o simulador desclassifica automaticamente o piloto.
Em bandeira Amarela o piloto levará o EOL e deverá reduzir a velocidade e se encaminhar para o fim do pelotão na posição exata que o simulador indicar.
11.2 – Stop and Go de 30 segundos: Será dado uma bandeira preta de 30 segundos. O piloto deverá se encaminhar par os Pits em até 3 voltas, caso contrário o próprio simulador desclassifica o piloto.
Carros que tomarem o segundo Stop and Go serão desclassificados da corrida (pontuação zerada).
11.3 – Desclassificação (DQ): O piloto tomará DQ e deverá encaminhar seu carro para os boxes e abandonar o servidor de corrida.
Piloto que não respeitar a punição será removido do servidor.
Piloto que parar o carro no meio da pista e provocar bandeira amarela após receber o DQ será excluído do campeonato.
12– Atitudes Antisdesportivas
12.1 – É extremamente proibido entrar em sala de Discord de outras equipes durante a corrida. Piloto que fizer isso será suspenso por uma etapa.
12.2 – Mensagens de voz ou de texto enviadas por qualquer meio de comunicação, que forem consideradas ofensivas, o piloto será punido com DQ da etapa.
12.3 – Proibido trocar de conta ou deixar outro piloto correr na conta, os pilotos envolvidos serão excluídos do campeonato.
12.4 – Bater de propósito (Payback) em sessão de corrida ou pós corrida será aplicado a Punição 11.3 em caso de reincidência o piloto será excluído do campeonato.
13 – Pontos de Punição – Sistema de Carteira – ITEM EM REVISÃO
13.1 – Será adotado o sistema de pontuação na carteira, ao atingir 12PP (Pontos de Punição), o piloto ficará automaticamente suspenso da próxima etapa.
13.2 – Ao atingir 24PP (Pontos de Punição), o piloto ficará automaticamente desclassificado da temporada.
13.3 – O piloto carrega os pontos de punição em todos os campeonatos que participar na VCe.
13.4 Segue listagem de incidentes e seus respectivos PPs
- Ser culpado em acidente com danos (2)
- Ser culpado em acidente com danos irreversíveis a terceiros (4)
- Retornar a pista de maneira insegura (2)
- Manter ou parar o carro em posição perigosa (3)
- Ser culpado em acidente leve na largada (1)
- Ser culpado em acidente na aproximação da primeira curva e durante a primeira volta (3)
- Ser culpado em acidente na aproximação da primeira curva e durante a primeira volta com danos severos(5)
- Ser culpado em acidente nas 3 voltas subsequentes a largada / ou relargada (4)
- Ignorar advertência ou instrução da direção de prova (1)
- Payback (Batida Proposital) e outras atitudes anti desportivas (12)
- Uso do chat áudio ou voz do iracing não sendo para avisar informações necessárias aos outros pilotos ou direção de prova (6)
- Uso indevido do chat da transmissão (6)
- Uso indevido dos canais de áudio e texto do discord e mensagens privadas (6)
- Protesto infundado, com lances não pertinentes ao incidente citado, contendo palavras de baixo calão, tom acusatório e/ou desnecessário (2)
13.5 – Os Pontos de punição expiram após 6 meses, porém o piloto só pode voltar na temporada seguinte a corrente. Exemplo: os pontos expiram no meio da T3. O piloto não poderá correr campeonatos da T3, nem campeonatos anuais, somente campeonatos a partir da T4.
14 – Transmissão
Os Eventos contarão com transmissão Ao Vivo pelo Youtube e/ou Facebook da VCeSports e/ou parceiros.
15 – Envio dos Prêmios
Premiações serão enviadas até 10 dias úteis após os vencedores enviarem os dados para depósito para o e-mail: contato@vcesports.com.br.
Contas que não forem do Mercado Pago, serão descontados R$ 3 reais do prêmio para taxa de transferência.
Última atualização em 30/08/2020