17 de junho de 2021

Virtual Challenge eSports

O seu desafio no Automobilismo Virtual é aqui!

JC Nóbrega é campeão da Diecasts & Collectables Truck Series

Organizado pela Racing 4Fun TV, torneio é celebrado pela comunidade da Nascar no Brasil pela “formação” de novos pilotos

Por: Daniel Balsa

A vitória na primeira etapa, realizada em Pocono, foi presságio do que viria. Apesar de uma conturbada prova em Daytona, JC Nóbrega teve um campeonato dominante e terminou a T1 de 2019 da Diecast & Collectables Truck Series como o grande campeão.

“Esse título foi importante pra mim, pois resgata um pouco da minha confiança em pista. Há algum tempo venho sofrendo com falta de resultados e, consequentemente, motivação. Esse título veio para melhorar este aspecto”, revela o campeão.

O piloto da Escuderia Sul-Brasil foi agressivo quando precisou – e assim venceu em Pocono e Michigan – e cerebral para ficar com o título, administrando a acidentada corrida de Charlotte e finalizando a temporada com um terceiro lugar na etapa.

“O mais importante foi começar o campeonato com vitória, pois, mesmo com o péssimo desempenho em Daytona, na segunda etapa, tive tranquilidade de saber o que fazer para ir bem no campeonato”, destaca Nóbrega.

Grid cheio e pilotos em formação também são destaque

A comunidade da Nascar no Automobilismo Virtual também tem muito o que celebrar. Apesar de figuras carimbadas e ótimos pilotos, como Cristiano Cangani (vencedor em Daytona), Wellingson de Souza, Marcelo Fernandes (vitorioso em Charlotte) e Danilo Coelho – que fecharam o top 5 do campeonato -, muitos novatos compraram a ideia da Diecast & Collectables Truck Series, que utilizou o pacote básico do iRacing para angariar pilotos para formar grandes grids em campeonatos da Nascar. Em seis etapas, 44 pilotos diferentes alinharam suas Silverados nas pistas.

“Creio que a Racing 4Fun TV cumpriu o principal objetivo, que era formar grid mesclando novatos e veteranos e proporcionar uma integração entre essas duas turmas.
Notamos alguns pilotos se destacando e com futuro promissor.
Vamos seguir nesse formato para as segundas-feiras até o fim do ano. Torcer para termos mais bons momentos do AV como foi essa T1″, destaca Rodrigo Munhoz, diretor da Racing 4Fun TV.

Entre todos esses novatos, o principal destaque foi Carlos Maciel – que, de quebra, levou uma miniatura da Diecast & Collectables para casa. Visando a regularidade, o piloto da G-Force AV Motorsport conquistou um top-5 em Michigan e outros dois top 10 para ficar com o título de Rookie da temporada e fechar na sexta colocação entre os 44 participantes.

“Eu sou suspeito para falar do formato do campeonato. Sou 1000% a favor, pois eu comecei graças a um torneio para novatos. É um campeonato que dá a chance dos mais novos se destacarem. Essa mistura entre excelentes pilotos com os mais novos é benéfica para o cara que quer aprender, já que consegue assimilar muitas coisas com as feras”, afirma Maciel.

“O título de Rookie foi uma questão de regularidade, algo que tenho tentado melhorar ao longo do tempo. Tentado fazer provas mais seguras e terminar o mais a frente possível. Fico muito feliz de ter conseguido esse título”, completa.

Acidentes fazem parte

Muitos carros na pista, andando junto, com muro perto e em alta velocidade… é, alguns acidentes aconteceram nessa temporada. Apesar da cabeça quente na hora, eles fazem parte do aprendizado de quem quer seguir andando em oval. Entre os pilotos que disputaram todas as etapas do campeonato, Marcelo Fernandes foi o que menos se envolveu em incidentes – com apenas 23x em seis etapas. Apesar de experiente, esse indicador mostra a sua evolução.

“Esse ‘título’ tem um fator muito importante. Eu vinha de uma sequência em que estava andando rápido, mas com muitos incidentes, o que, acho, era proveniente de uma ansiedade de passar e não entender como eu estava envolvido em muitas batidas. Comecei a avaliar situações e o grid, então os resultados estão chegando”, diz Fernandes.

O vencedor da etapa de Charlotte revela que o número de acidentes entre os pilotos novato estavam dentro do previsto, mas ficou um pouco desapontado com algumas “travessuras” de alguns entre os mais experientes.

“Acho natural. Tem a parte do posicionamento e ansiedade de andar rápido, querer andar mais que o carro permite… isso acontece. Feliz pelo pessoal novo com boa vontade em aprender, andar, querendo evoluir. Se tivesse de dar uma nota para o campeonato, daria 8. Se avaliar bem, alguns acidentes envolveram o pessoal mais experiente”, declara Fernandes.

Com o intuito de diminuir o número de acidentes, a Racing 4Fun TV está empenhada em corridas melhores e, para isso, está estudando disponibilizar mais servidores de treino, condições melhores de pista ou setups mais ajustados para os traçados.

“Estamos trabalhando também para anunciar muitas novidades, inclusive o segundo semestre para quem compete conosco e algumas experiências vão ocorrer em meio da disputa da T2”, revela Munhoz.

A T2 vem aí!

Na próxima segunda (29), Daytona vai receber a primeira etapa da T2 de 2019 da Diecast & Collectables Truck Series, que seguirá o mesmo formato de premiação da T1, com miniaturas da patrocinadora do campeonato, prêmio em dinheiro, inscrições e um ano de iRacing para sortear entre os novatos. A expectativa é de um grid cheio de Rookies cada vez melhores duelando com os melhores nomes da Nascar Virtual do Brasil.

“Essa segunda temporada será bem mais complicada. Com um pessoal mais veterano entrando e os novatos com mais experiência, tem tudo para ser uma grande disputa. Renovação é sempre importante para qualquer categoria. Mais ainda para a nascar onde o nicho de pilotos é bem menor. Tenho certeza que é o começo de uma nova era na eNascar no Brasil”, aponta JC Nóbrega.

Aproveitando da boa fase e dos bons resultados, Maciel não quer ficar para trás. “Para a T2 a minha meta é andar junto com os “Tubarões”, algo que ainda não consigo, mas a meta é sempre essa… evoluir cada vez mais e andar forte e cada vez mais próximo dos grandes nomes”, afirma.

As inscrições para a segunda temporada de 2019 da Diecast & Collectables Truck Series estão abertas. Serão seis etapas de muita emoção e por um valor muito acessível: R$ 25.

Não perca sua vaga e corra com a Racing 4Fun TV.