Virtual Challenge eSports

O protagonista é VC

Rafael Matta Vence Em Road America Pela Road To Pro Series

Nesta semana tivemos a segunda etapa da Road To Pro Series, uma das divisões de acesso do maior campeonato virtual de NASCAR da América Latina. Uma categoria dedicada a testar pilotos com mais experiência, sendo este o ultimo degrau para disputar a XPG Cup Series. A prova aconteceu no misto de Road America. Particularmente, uma de minhas pistas preferidas, por ser um traçado a moda antiga, com curvas de alta, de baixa e longas retas, que desafiam carros e pilotos ao seu limite.

O treino de classificação teve o domínio do atual campeão da categoria Rafael Matta, seguido pelo rápido estreante João Ritter fechando a primeira fila.

A grande tônica da corrida foi a parte das estratégias. Rafael Matta aproveitou a posição de frente e abriu logo de cara uma bela vantagem, que passou dos 10 segundos, mas sua estratégia consistia de duas paradas, andando sempre muito rápido. Por outro lado, os pilotos da Texaco by TK e Rafael Acquesta era de apenas uma parada na volta 20. Isso deixou a corrida com um quê de mistério, pois essa parada a menos poderia mudar o vencedor, mesmo com a vantagem que Matta possuía. No entanto, os pneus possuíam uma perda de desempenho por desgaste que chegava a 4 segundos por volta no fim da vida e o piloto da YouRace se aproveitou disso para ultrapassar novamente seus concorrentes e vencer a prova com alguma tranquilidade.

Sendo assim, a vitória ficou com Rafael Matta, seguido por Eric Troyano e João Ritter fechando o pódio.  Na entrevista final, Matta comentou que “Parabéns a equipe do Texaco, que andou muito, mesmo sem experiência no carro. Acabei não vindo na primeira etapa, mas conversei com o Munhoz e hoje já ganhei. Graças a deus usando o setup da EPI e pudemos desfrutar disso. Fiz uma corrida durante a semana, para entender o carro. Eu e o Arcuri 2 horas de treino para entender os ajustes do carro durante a semana. No qualy não fiz minha melhor volta, a aderência é diferente, mas consegui largar na frente e bem. Fiz uma estratégia diferente, parando mais cedo para fazer o undercut. Quando vi os meninos fazendo apenas uma parada, fiquei meio surpreso, mas fiz uma corrida perfeitinha e compensei essa diferença. Ótimo ritmo de corrida do Troyano e do Ritter”.

A próxima etapa da Road To Pro Series será no oval de New Hampshire. Um oval curto e de baixa inclinação, que vai exigir muitos dos pneus e da tocada dos pilotos. Sendo assim, não percam na 3ª feira, dia 19 de julho, as 21 hs, com transmissão ao vivo pelo Youtube da NASCAR Auto Sport.

***

A Road To Pro Series é um campeonato de automobilismo virtual no simulador iRacing. Com organização da Virtual Challenge eSports, ele é exibido pela NASCAR Auto Sport.