Virtual Challenge eSports

O protagonista é VC

Depois de Bater na Trave, João di Gregorio Vence na XPG Mercedes AMG F1

Nesta semana tivemos a terceira etapa da XPG Mercedes AMG F1, o campeonato disputado com o carro da Mercedes da Formula 1, que venceu o Mundial de Construtores de 2021. A prova aconteceu no circuito Enzo e Dino Ferrari, mais conhecido como Imola, palco do GP da Emilia-Romanha da Formula 1. Um circuito mais parecido com Red Bull Ring, de curvas rápidas e pilotagem dinâmica, mas com uma característica muito peculiar: para se ganhar tempo, é necessário abusar das zebras e isso pode causar muitos erros e acidentes, algo que foi bem comum nesta prova.

O “final de semana” conta com uma corrida Sprint, de 10 voltas, onde os 10 primeiros se garantem na corrida principal, essa com 31 voltas. Após esta, temos a corrida de repescagem, também de 10 voltas, disputada por quem ficou atrás do 10 lugar na primeira Sprint, definindo assim o restante do grid na corrida principal. A primeira prova teve como vencedor João di Gregorio, que não quis dar chance para o azar, que o vinha perseguindo nas ultimas etapas. Ele garantiu sua pole position, seguido por Pedro Moura completando a primeira fila. A corrida de repescagem foi bem emocionante, como sempre, e que teve a vitória de Pedro Palladino.

A corrida principal foi recheada de disputas e muita emoção, especialmente trazida pelos erros dos pilotos. A combinação de ataque as zebras, que os deixavam muito próximo a grama e brita, somado a temperatura da pista, que sumiu mais de 8 graus durante a corrida, tornava a pilotagem muito complicada, com altas chances do carro escorregar e rodar. Neste momento, uma tripla rivalidade começou a se formar: os lideres ativos do campeonato Felipe Giro, João di Gregorio e Bruno Risseto tomariam a frente e viria a se tornar a tônica dessa disputa. Bruno Risseto acabou prejudicado pela estratégia, que não foi das melhores, mas ultrapassou Giro e tentou chegar em di Gregorio, mas, dito por ele mesmo, era bem difícil conseguir andar forte estando logo atrás do rival. Por isso, cometeu alguns erros, culminando com o do começo da ultima volta, onde acabou rodando e não tendo mais chances de disputar a vitória.

Assim, a vitória ficou com o pole position João di Gregorio, seguido por Felipe Giro e Bruno Risseto, resultado da rodada da ultima volta. Na entrevista dos vencedores, João di Gregorio disse que “não esperava fazer a pole, muito menos ter uma corrida tranquila. Assim, por mais que tenha segurado o Bruno, não foi uma corrida que tive de me desesperar. Eu sabia que a pista estava bem perigosa, rodei 500 vezes enquanto fazer acerto, ainda mais que a temperatura estava cada vez mais quente. Tentei trazer ‘pra casa’ e acabou dando certo. Acho que meus rivais tinham mais asa que eu, por isso era mais difícil de seguir”.

O campeonato está excelente e disputado ate a cabeça. Felipe Giro se aproveitou da constância e mantem a liderança com 58 pontos, mas sabe que precisa andar rápida para não deixar que Joao di Gregorio e Bruno Risseto o alcancem. A próxima e derradeira etapa do campeonato será no circuito de Hungaroring, muito técnico e travado. Apesar dessa característica, piloto virtual não se importa muito com essas coisas e podem esperar os caras indo pra cima, ate onde (na teoria) não dá. Então já anotem na agenda: próxima quinta-feira, dia 03/02, as 21 horas, no Youtube do Bandsports.

***

O XPG Mercedes AMG F1 é um campeonato de automobilismo virtual no simulador iRacing. Com organização da Virtual Challenge eSports, ele é patrocinado pela XPG e exibido pelo Bandsports.