Depois de Bater na Trave, João di Gregorio Vence na XPG Mercedes AMG F1

Depois de Bater na Trave, João di Gregorio Vence na XPG Mercedes AMG F1

Nesta semana tivemos a terceira etapa da XPG Mercedes AMG F1, o campeonato disputado com o carro da Mercedes da Formula 1, que venceu o Mundial de Construtores de 2021. A prova aconteceu no circuito Enzo e Dino Ferrari, mais conhecido como Imola, palco do GP da Emilia-Romanha da Formula 1. Um circuito mais parecido com Red Bull Ring, de curvas rápidas e pilotagem dinâmica, mas com uma característica muito peculiar: para se ganhar tempo, é necessário abusar das zebras e isso pode causar muitos erros e acidentes, algo que foi bem comum nesta prova.

O “final de semana” conta com uma corrida Sprint, de 10 voltas, onde os 10 primeiros se garantem na corrida principal, essa com 31 voltas. Após esta, temos a corrida de repescagem, também de 10 voltas, disputada por quem ficou atrás do 10 lugar na primeira Sprint, definindo assim o restante do grid na corrida principal. A primeira prova teve como vencedor João di Gregorio, que não quis dar chance para o azar, que o vinha perseguindo nas ultimas etapas. Ele garantiu sua pole position, seguido por Pedro Moura completando a primeira fila. A corrida de repescagem foi bem emocionante, como sempre, e que teve a vitória de Pedro Palladino.

A corrida principal foi recheada de disputas e muita emoção, especialmente trazida pelos erros dos pilotos. A combinação de ataque as zebras, que os deixavam muito próximo a grama e brita, somado a temperatura da pista, que sumiu mais de 8 graus durante a corrida, tornava a pilotagem muito complicada, com altas chances do carro escorregar e rodar. Neste momento, uma tripla rivalidade começou a se formar: os lideres ativos do campeonato Felipe Giro, João di Gregorio e Bruno Risseto tomariam a frente e viria a se tornar a tônica dessa disputa. Bruno Risseto acabou prejudicado pela estratégia, que não foi das melhores, mas ultrapassou Giro e tentou chegar em di Gregorio, mas, dito por ele mesmo, era bem difícil conseguir andar forte estando logo atrás do rival. Por isso, cometeu alguns erros, culminando com o do começo da ultima volta, onde acabou rodando e não tendo mais chances de disputar a vitória.

Assim, a vitória ficou com o pole position João di Gregorio, seguido por Felipe Giro e Bruno Risseto, resultado da rodada da ultima volta. Na entrevista dos vencedores, João di Gregorio disse que “não esperava fazer a pole, muito menos ter uma corrida tranquila. Assim, por mais que tenha segurado o Bruno, não foi uma corrida que tive de me desesperar. Eu sabia que a pista estava bem perigosa, rodei 500 vezes enquanto fazer acerto, ainda mais que a temperatura estava cada vez mais quente. Tentei trazer ‘pra casa’ e acabou dando certo. Acho que meus rivais tinham mais asa que eu, por isso era mais difícil de seguir”.

O campeonato está excelente e disputado ate a cabeça. Felipe Giro se aproveitou da constância e mantem a liderança com 58 pontos, mas sabe que precisa andar rápida para não deixar que Joao di Gregorio e Bruno Risseto o alcancem. A próxima e derradeira etapa do campeonato será no circuito de Hungaroring, muito técnico e travado. Apesar dessa característica, piloto virtual não se importa muito com essas coisas e podem esperar os caras indo pra cima, ate onde (na teoria) não dá. Então já anotem na agenda: próxima quinta-feira, dia 03/02, as 21 horas, no Youtube do Bandsports.

***

O XPG Mercedes AMG F1 é um campeonato de automobilismo virtual no simulador iRacing. Com organização da Virtual Challenge eSports, ele é patrocinado pela XPG e exibido pelo Bandsports.

Tags: , , , ,