Virtual Challenge eSports

O protagonista é VC

Felipe Giro Vence a Primeira no iRacing na XPG Mercedes AMG F1

Nesta semana tivemos a segunda etapa da XPG Mercedes AMG F1, o campeonato disputado com o carro da Mercedes da Formula 1, que venceu o Mundial de Construtores de 2021. A prova aconteceu no circuito da Catalunha, palco do GP da Espanha da Formula 1, bem como sede dos testes da pré-temporada. Normalmente, pela tocada muito técnica do circuito, costumo não esperar grandes espetáculos. Mas os pilotos virtuais estão aí para queimar minha língua.

O “final de semana” conta com uma corrida Sprint, de 8 voltas, onde os 10 primeiros se garantem na corrida principal, essa com 35 voltas. Dessa vez, por ter menos de 30 carros no servidos, a corrida de repescagem, também de 8 voltas, foi disputada por quem ficou atrás do 10 lugar na primeira Sprint, definindo assim o restante do grid na corrida principal. A primeira prova teve como vencedor Lucas Murno, que vem se mostrando um destruidor de corridas Sprint. Ele garantiu sua pole position, seguido por João di Gregorio, que vinha de recuperação, após muitos problemas em Red Bull Ring. A corrida de repescagem foi bem emocionante, com uma disputa na ultima volta de tirar o folego e acabou vencida por Pedro Gomes.

A corrida principal foi recheada de disputas e muita emoção, especialmente na frente do grid. Felipe Giro e João di Gregorio se afastaram logo no começo do restante do grid, fazendo uma briga no melhor estilo Lewis Hamilton e Max Verstappen, com direito a copiar um a estratégia do outro. Essa briga foi intensa, durando mais de 20 voltas, que acabou terminando com um toque de Giro na traseira do líder di Gregorio, a 5 voltas do final. Dessa forma, Felipe Giro levou seu carro ate cruzar em primeiro a linha de chegada, seguido por Bruno Risseto e João di Gregorio completando o pódio. Esses dois pilotos protagonizaram outra briga incrível no final da prova.

Na entrevista dos vencedores, Felipe Giro disse que “essa é minha primeira vitória no iRacing e estou muito feliz. Agradeço aos meus companheiros de equipe e a equipe, por terem me ajudado a chegar aqui. Tive uma corrida frenética do inicio ao fim, fiz uma corrida estratégica, pois sabia que se perdesse o DRS do João (di Gregorio), com certeza ia ser bem mais difícil. Vi que ele estava com menos asa, então ficou bem difícil ultrapassar. Houve o toque, mas fiz o máximo para não espalhar e manter minha linha. Foi uma pena, porque a briga estava bonita.”.

As duas etapas do certame foram excelente, um show atrás do outro. E não tem tempo para descanso, pois na próxima semana já temos a terceira etapa, que será no circuito Enzo e Dino Ferrari, mais conhecido como Imola, sede do GP da Emiglia-Romagna, que no passado recebeu o GP da pequena Republica de San Marino. A característica desse traçado lembra um pouco do que vimos em Red Bull Ring, mas com menos pontos de ultrapassagem. Porem, sabemos bem que isso não é empecilho para provas muito emocionantes. Então já anotem na agenda: próxima quinta-feira, dia 27/01, as 21 horas, no Youtube do Bandsports.

***

O XPG Mercedes AMG F1 é um campeonato de automobilismo virtual no simulador iRacing. Com organização da Virtual Challenge eSports, ele é patrocinado pela XPG e exibido pelo Bandsports.