Virtual Challenge eSports

O protagonista é VC

Vitoria de Pedro Moura e Titulo de Felipe Giro no Encerramento da XPG Mercedes AMG F1

Nesta semana tivemos a etapa final da XPG Mercedes AMG F1, o campeonato disputado com o carro da Mercedes da Formula 1, que venceu o Mundial de Construtores de 2021. A prova aconteceu no circuito de Hungaroring, palco do GP da Hungria da Formula 1. Um circuito bem travado e técnico, de curvas rápidas e fácil defesa de posições. Por isso, muito difícil de ultrapassar. Mas, como falei na transmissão, piloto virtual não tem medo e isso acaba trazendo a emoção que falta as corridas reais nessa pista e foi exatamente o que vimos.

Apesar das disputas intermediarias, o titulo da competição estava entre os pilotos Felipe Giro e Bruno Risseto, com Giro entrando na prova com 17 pontos de vantagem.

O “final de semana” conta com uma corrida Sprint, de 11 voltas, onde os 10 primeiros se garantem na corrida principal, essa com 34 voltas. Após esta, temos a corrida de repescagem, também de 11 voltas, disputada por quem ficou atrás do 10 lugar na primeira Sprint, definindo assim o restante do grid na corrida principal. A primeira prova teve como vencedor o líder do campeonato Felipe Giro, que não quis dar chance para o azar. Ele garantiu sua pole position e aumentou a diferença para Risseto para 20 pontos já antes da largada.A corrida de repescagem foi bem emocionante, mesmo com apenas 6 carros largando, e teve a vitória de Murilo Leonel.

A corrida principal foi recheada de disputas e muita emoção, com erros dos pilotos especialmente na curva 1, ajudada pela incidência do vento, que atrapalhava tando a freada, quanto a saída da curva. Esse aspecto, somada a técnica exigida do circuito, normalmente bem difícil, tornou a prova quase que de sobrevivência. A situação de largada era bem tranquila para Felipe Giro, que teve seus companheiros Pedro Moura e Lucas Murno sempre juntos a ele, tornando a situação na sempre desejada “trazer as crianças para casa”. Bruno Risseto bem que tentou, mas acabou prejudicado pela posição ruim de largada. Fez uma corrida agressiva, chegando a um excelente 4º lugar, mas não era suficiente para se aproximar da esquadra da Bordoms Snow Schatten.

Ainda que com algumas mudanças dentro da equipe, teve a vitória de Pedro Moura, seguido por Lucas Murno e Felipe Giro, garantindo uma trifeta da equipe Bordoms Snow Schatten e o titulo de Felipe Giro. Na entrevista dos vencedores, Felipe Giro disse que “foi um trabalho de equipe fenomenal. Tentamos aplicar o que desenhamos e deu exatamente o que esperávamos. Não esperava vencer o campeonato, pois era meu primeiro campeonato de iRacing. É difícil ate acreditar, pois o grid era muito forte. Entrei pra ver se conseguia me adaptar ao simulador, me dediquei a aprender o carro e quero acreditar que fiz boas corridas. Depois de Barcelona, estava mais focado em ter bons resultados do que vencer as corridas, pensando no campeonato. Estou sem acreditar ate agora que fui campeão de um campeonato que passa no Bandsports, contra gente que corre há anos.”.

Este campeonato foi, para este comentarista, um dos melhores que fiz. Muitos pilotos disputando o titulo, as corridas sempre muito emocionantes e um alto nível dos pilotos, que domaram bem este carro, que é bastante arisco. Felipe Giro se aproveitou da constância e venceu o campeonato com 77 pontos. Foi seguido por Bruno Risseto e Pedro Moura na tabela. Nos construtores, domínio das duas equipes da Bordoms Snow Schatten.

A temporada acabou, mas fiquem espertos, pois teremos muitos outros campeonatos nessa temporada. Inclusive, já na próxima 2ª feira, as 21 hs, teremos a classificação para as 500 Milhas de Daytona, primeira etapa da Virtual Challenge Cup Series de NASCAR, com transmissão ao vivo pelo Youtube do Bandsports. Então, já separem a pipoquinha, porque o ano só está começando!

***

O XPG Mercedes AMG F1 é um campeonato de automobilismo virtual no simulador iRacing. Com organização da Virtual Challenge eSports, ele é patrocinado pela XPG e exibido pelo Bandsports.