16 de abril de 2021

Virtual Challenge eSports

O seu desafio no Automobilismo Virtual é aqui!

Parra e Burger fazem excelente jornada e levam suas equipes à vitória nas 4h de Road America

O eSports Endurance Bandsports chegou a sua segunda etapa com as 4 Horas de Road America e vimos mais uma vez um show dos melhores pilotos do automobilismo virtual brasileiro. A competição, em sua segunda temporada, segue disputada no simulador iRacing, mas agora somente com duas classes – LMP2, com o Dallara P217, e GTE, com Porsche, Ford, Ferrari, BMW e Corvette.

Uma outra mudança no regulamento para essa temporada foi que as equipes podem ser solo ou em dupla, então vimos duas jornadas ‘solitárias’ saírem vitoriosas de Road America. Estamos falando de Wendel Parra, que levou o protótipo da Lotema Racing Team para a vitória, e Pedro Burger, que venceu pela Wrongline 4x.

LMP2
Wendel Parra mostrou desde o início que não estava para brincadeira. Conseguiu sair do acidente da largada – que vitimou diversos protótipos – e disputou a primeira colocação da corrida com a EG Racing, que estava com Luiz Felipe Tavares no comando. Ambos duelaram ferozmente durante o primeiro stint, mas ai acabou a disputa pela primeira colocação.

Após a parada, Parra voltou à frente com boa vantagem e via ela aumentar cada vez mais, ainda por conta de pequenas avarias que a EG Racing tinha e precisava reparar. Pouco antes da metade da corrida, a Lotema Racing Team tinha mais de um minuto de vantagem para o segundo colocado, então, o protótipo da Van Holland, comandado por Tom Bazley e Raphael Silva, que fizeram uma bela corrida de recuperação, após ter sido acertados na largada.

Enquanto as disputadas eram ferrenhas no meio do pelotão, as duas primeiras posições da categoria LMP2 caminhavam para sua definição muito cedo. O pódio, na base da estratégia, seria fechado pela Hattrick, com Renan Moura Bueno e Ailton Andrade, mas um acidente nos minutos finais abriu caminho para a EG Racing chegar na terceira posição.

Com Alvaro Rocha e Leo Novak, que chegou a tentar três stints com o mesmo pneu no início, a Taurus Racing chegou na quarta colocação, superando a Wolfpack Motorsport Green, em dupla formada por Rafael Bonifacio e Romulo Gomes.

GTE

Pedro Burger estreou no campeonato com o pé direito. Após não disputar as 4h de Daytona, ele teve um desempenho muito sólido para ficar com a vitória. Liderou desde o início e imprimiu um ritmo muito forte para se consolidar na dianteira durante as primeiras duas horas de corrida, não dando chance aos concorrentes – e ainda viu os líderes do campeonato, a L1 e-Sports TOTB ter alguns incidentes no início da corrida.

Com a vantagem que teve, Pedro começou a poupar combustível na parte final, assim conseguiria não fazer um splash and go nas últimas voltas, o que lhe deu ainda mais folga para cruzar na primeira colocação.

Quem seguiu estratégia parecida foi a Track & Friends, da dupla Felipe Pascoal e Rodrigo Pedroso, que conseguiu chegar na segunda colocação. A estratégia foi o que fez a diferença no duelo com a L1 e-Sports TOTB, de Bruno Jucá e Felipe Ciaramello, pois eles precisaram reabastecer no final. A Turma do Fundão não honrou o nome e viu Jansen Ferreira e Pedro Oliveira chegarem no quarto posto, à frente de Gustavo Parreira e Luan de Souza.

No dia 7 de novembro está marcada a terceira etapa do eSports Endurance Bandsports, com as 4h de Sebring, com largada no servidor sendo no horário da madrugada. Para nós, o horário segue o mesmo, 14h.