25 de julho de 2021

Virtual Challenge eSports

O seu desafio no Automobilismo Virtual é aqui!

Franzoni fatura em Motegi e é o 5º vencedor em 5 corridas da Indy Bandsports

Por Ricardo Arcuri

Na ultima quinta-feira tivemos mais uma etapa desse divertido e disputado campeonato Virtual Challenge Indy Bandsports, dessa vez disputado num oval que fica do outro lado do mundo, lá no Japão, na pista de Motegi. Esse campeonato, que teve quatro vencedores em quatro etapas, espera que tenhamos um vencedor repetido pela primeira vez esse ano. Ou não.

Esse complexo, que pertence a Honda, possui um traçado misto e um oval, sendo este bem diferente do conceito americano. Seus dois conjuntos de curvas são bem diferentes, o que o torna tao técnico e difícil de acertar. As curvas 1 e 2 são em alta velocidade, de raio bem longo, o que torna necessária a tangencia perfeita para fazer com eficiência. Mas é bem difícil acertar o centro da tangencia com o ápice da curva, dado que é muito longa. As curvas 3 e 4, por outro lado, são bem fechadas e exigem uma diminuição de marchas, muitas vezes ate a 3ª marcha. O fato de frear, acertar a tangencia e sair acelerando na hora certa são seus maiores desafios. E isso tudo faz de resultado um oval muito técnico, onde carro e piloto são exigidos ao extremo.

A corrida começou acidentada, inclusive com um acidente incrível entre Marco Aurelio Brasil e Rafael Matta na segunda volta, que atingiu vários pilotos. Logo depois, a prova seguiu sem incidentes. O comedor de pole positions Rodrigo Franzoni largou na frente e permaneceu na frente por grande parte da prova, tendo sua liderança perdida apenas na ultima parada de boxes. Sem ninguém que ameaçasse sua liderança e sem amarelas para juntar o grid, Franzoni venceu sua primeira corrida do ano e se tornou o quinto vencedor diferente em 5 corridas da temporada. Foi seguido por Adriano Pinheiro e pelo vencedor da ultima etapa Bruno Miranda. John Silva ganhou o premio Hyped como destaque da prova, chegando em quinto, depois de estar uma volta atrás, por consequência do acidente da segunda volta.

Na entrevista pós corrida, Franzoni disse que essa sua vitória acachapante, liderando 160 das 166 voltas foi a melhor corrida da carreira e agradeceu a sua equipe EG Racing pelo bom trabalho no acerto para a prova. Com cinco vencedores em 5 corridas, vamos para a próxima etapa da Virtual Challenge Indy Bandsports, que será no dia 29 de abril, no tradicional oval de Milwaukee. Será que teremos um sexto vencedor diferente? Se o vencedor se repetir, quem será? A resposta para esta e outras perguntas saberemos daqui a duas semanas!